quarta-feira, 23 de março de 2011

Pernambucanos vão estudar Engenharia Automotiva na Itália a partir de setembro

 A conquista da fábrica da Fiat já começa a render frutos para Pernambuco. Nesta segunda-feira (22/03), o governador Eduardo Campos firmou uma parceria inédita entre o Governo do Estado, a montadora italiana e o Politécnico de Turim que vai abrir as portas da Itália para que estudantes de engenharia das universidades públicas pernambucanas possam concluir os seus estudos naquele país europeu.
 
Neste primeiro momento, serão beneficiados 50 alunos oriundos da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco que tenham concluído o segundo ano do curso ao final deste semestre. O edital para a seleção simplificada dos contemplados pelo programa será lançado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe) e da Secretaria de Qualificação, Trabalho e Empreendedorismo dentro de 60 dias.
 
“Nós vamos selecionar jovens que estão nas nossas universidades para que eles possam estudar Engenharia Automotiva no Politécnico de Turim, um centro de excelência no setor automotivo. Ainda este ano, estaremos selecionando 50 estudantes pernambucanos para estudar na Itália e que, em 2014, voltam para casa para inaugurar junto conosco a Fiat de Pernambuco”, comemorou Eduardo Campos.
 
Os escolhidos serão conhecidos em julho e já em setembro viajam para a Itália. Eles receberão uma bolsa de estudos e passarão a frequentar as aulas no Politécnico de Turim, cidade-sede da Fiat. “Desde 1999, preparamos engenheiros para a marca em todo o mundo. Chegou a vez de formarmos profissionais para ajudar a Fiat e Pernambuco”, asseverou Francesco Profumo, reitor do Politécnico do Turim.   
 
“A expectativa é que numa segunda fase do programa, engenheiros recém-formados na UPE e na UFPE possam fazer também uma especialização em Engenharia Automotiva”, adiantou Geraldo Júlio, secretário de Desenvolvimento Econômico.
 
O presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Bellini, e o presidente do Centro Mundial de Pesquisas da Fiat, Nevio di Gusto também participaram do ato de assinatura do termo de cooperação técnica na embaixada do Brasil, em Roma. “Faremos em Pernambuco nos próximo três anos, o que fizemos em 36 anos de presença em Betim. Esse é o nosso desafio”, disse Bellini. “O acordo que foi assinado aqui vai propiciar que tenhamos na área automotiva um grande centro de excelência em Pernambuco nos próximos anos. Queria parabenizar o governador Eduardo Campos por dar tanta importância à qualificação de mão-de-obra não só para a Fiat, mas para o desenvolvimento da indústria como um todo”, completou o presidente da Fiat no Brasil.
           
Hoje, o Governo do Estado publicou os editais de licitação para obras de infraestrutura necessárias a construção da fábrica da Fiat em Suape. Na próxima quinta-feira, Eduardo deve ir a São Paulo para uma reunião com fornecedores da Fiat em todo o Brasil.
 
VITRINE
Após a cerimônia, ainda no Palácio Pamphilj, Eduardo apresentou as potencialidades de Pernambuco para uma plateia formada por cerca de 200 empresários e jornalistas italianos.

Nenhum comentário: