segunda-feira, 21 de março de 2011

O medo como arma psicológica

Robson Patrício
O medo, de onde nasce? Segundo o site Wikipédia, o medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

Desta forma, seria possível acreditar que em alguns momentos de nossas vidas estaríamos nos sentindo ameaçados ou psicologicamente amedrontados pelo sistema a nós implantados sem uma percepção alcançável por nosso sistema de visão ocular.

Quais fórmulas são utilizadas para se atingir estes objetivos, quando os nossos intuitos são de apenas lidar com aquilo que queremos, sejam pra vencer ou mesmo impedir vencedores de acreditarem no seu potencial?

Pessoas capacitadas e habilitadas são diuturnamente, enfraquecidas quando não estão no time do adversário, entra ai o trabalho do psicólogo, fazendo com que se sintam impotencializados e deixem a “bola” passar, este é o epicentro da questão. As empresas são levadas a potencializar a valorização de seus colaboradores, sob pena de perdê-los. E quando falamos na geração Y seria esta a mais influenciável.

Empresas se utilizam destes mecanismos psicológicos para atribuir artifícios ao sistema empresarial de burlar o maior bem dentro da empresa do concorrente, o colaborador, que sem perceber é conduzido pela ganância (fator psicológica de fácil manipulação), proporcionando aos grandes empreendedores oportunidades impares de ganhar o que se tem de melhor no mercado de oferta que é o pessoal.

Nenhum comentário: