segunda-feira, 28 de março de 2011

Secretaria de Saúde divulga número de casos da tuberculose e faz alerta à população

Após a comemoração do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, ontem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta sexta-feira (25) dados atualizados do número de portadores da doença no município e faz um alerta como forma de sensibilizar a população para as práticas de preservação e controle desse agravo que vem desafiando os serviços de saúde pública em todo o mundo.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo bacilo da tuberculose entre 2008 e 2010 chega a 70.601 mil. Em Petrolina, de acordo com dados registrados, em 2009 foram notificados 111 casos, em 2010 um total de 108 e somente neste ano o número de pessoas diagnosticadas com tuberculose chegam a 18. Para combater a doença, foi montado um Grupo Técnico Municipal da Tuberculose, que entre as suas responsabilidades está a de traçar o perfil da doença na região, além de manter o monitoramento, avaliação e controle desse agravo.
 
O coordenador de vigilância epidemiológica, Francisco Freitas, explicou que o grupo de trabalho surgiu como uma nova forma de organizar e coordenar as atividades de combate ao bacilo de Koch, com o monitoramento dos pacientes para averiguar se há localidades onde existem focos da doença e se os pacientes estão tomando corretamente os medicamentos. “O grupo é composto por profissionais de várias áreas da Secretaria de Saúde e todas as unidades de saúde do município estão capacitadas para o diagnóstico e tratamento da tuberculose”, concluiu Francisco Freitas.


Combate – Em 2010 a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou o Serviço de Infectologia de Petrolina, com o objetivo de agregar diversos ambulatórios para oferecer a população um atendimento mais amplo e que serve de referência secundária para o tratamento da tuberculose, hanseníase e infectologia no geral. A equipe do Serviço de Infectologia de Petrolina – SEINPE é formada por infectologista, dermatologista, médico sanitarista, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. No local, os usuários portadores podem ser consultados, acompanhados e recebem doses supervisionadas de medicação.


Texto: Taisa Alencar
Procurando controlar cada vez mais a incidência da doença no município, a SMS está desenvolvendo a Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, que envolverá todas as unidades de saúde. A campanha será realizada em duas etapas, uma no mês de abril e outra em agosto, procurando atender um número em torno de três mil sintomáticos respiratórios, conforme parâmetro do Ministério da Saúde.
Sobre a doença - A tuberculose é causada pelo Bacilo de Bacilo de Koch, afetando normalmente o pulmão, mas pode chegar também ao sistema nervoso central, aos sistemas linfático e circulatório, ossos e articulações. Os casos desse agravo estão intimamente relacionados ao modo de vida do indivíduo, aos processos de produção social e às políticas de controle da doença, daí a necessidade de acompanhamento dos doentes. Entre os principais sintomas, estão a tosse por mais de três semanas, febre vespertina, perda de peso, falta de peso, entre outros.

Nenhum comentário: