segunda-feira, 28 de março de 2011

Uma estrela vai brilhar...

Robson Patrício
Assim diz a letra da Musica “Uma estrela vai brilhar” de Ricardo Braga, mais afinal, ela só brilha se você acendê-la, e como acendê-la? Chama-se dedicação, isto tem um preço a pagar, quando dedicamos nosso tempo a algo que queremos ou almejamos alcançar, requer um tempo, paciência e estudo, somando-se a isto a capacidade de iniciativa.

Sendo assim, todo o brilho de nossa estrela só terá sucesso se formos capazes de enfrentarmos as dificuldades e corrermos riscos; todo empreendedor necessita desta dose de ousadia, ver nas dificuldades a oportunidade de ganhar, ser um visionista e enxergar além do que outras pessoas ditas normais jamais seriam capazes de ver estas oportunidades.

No livro “Pai Rico Pai Pobre”, diz que devemos estar no mínimo em duas partes do quadrante, seja que lado for, para que possamos ter um equilíbrio e segurança, na hora de correr risco.

Há uns anos atrás, costumava dizer que diante das dificuldades em conversa com um carroceiro, o burro ficou tão consternado com a situação que ofereceu a sua profissão de puxador de carroça para o amigo do carroceiro, em 1998 ao passar cerca de quatro meses na capital pernambucana, passei a observar que há tempos que os burros já haviam sido desempregados, pois homens é que puxam carroças no centro da capital.

Isto não é dizer que seja um exemplo de oportunidade de emprego a história do burro, e sim de encontrar oportunidades onde antes não existia, chave do sucesso.

Não espere que as oportunidades cheguem a você, faça-se ser visto, demonstre suas habilidades e capacidades. Para melhor ilustrar, vou contar uma história que ouvi de um senhor, foi uma daquelas conversas de barzinho, ele dizia-me que seus filhos ao chegarem na idade de trabalhar, pedia a um empresário que oportunizasse um espaço para que seu filho pudesse estar trabalhando de graça, apenas com o intuito de aprender algo, melhor do que eles estarem na rua, ora o empresário vislumbrando ter um funcionário a custo zero em sua empresa, seria algo lucrativo, sendo aceito o pedido, o jovem se dedicava, mostrava suas aptidões e logo, passado algum tempo, o senhor voltava ao empresário e dizia, olha infelizmente meu filho necessidade de emprego remunerado, obrigado pela atenção, o empresário, já sabendo de sua habilidades, resolve então contratá-lo, a sua criatividade facilitou a entrada no mercado para seus filhos, poderíamos correlacionar com os chamados contratos de fim de ano, onde comerciários em vista a grande movimentação do comércio realizam contratos temporários e alguns deles ao final são contratados efetivamente, por demonstrarem capacidades que atendem a necessidade da empresa; meu irmão Sandro Patrício costumava-me dizer que, “esteja sempre fazendo algo, nem que para isto seja necessário trabalhar de graça, pois só assim serás visto”; então estejam sempre aos olhos daqueles que tem a oferecer.

Antes de tudo, aprenda que o melhor caminho do empreendedor é aquele em que o dinheiro trabalha por você e não você pelo dinheiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Meu primo você foi 10,neste texto é verdade que muitos só visam o dinheiro,mas em compensação existe pessoas que não são gananciosas e pensam em se esforçar.
valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo com tudo que Você disse. Eu mesma sou um exemplo de uma estrela que brilhou. Sou de familia humilde e por motivos maiores tive que deixar a casa de meus pais na "roça" e fui morar na cidade com uma pessoa da familia. Vivi muito tempo com ela. Ela me deu a base e, a partir dai lutei, penei, morei com outras pessoas e depois só. Mesmo diante de muitas barreiras que surgiram em minha vida eu jamais baixei a cabeça. Lutei, lutei, lutei... e hoje tenho um emprego bom, uma estabilidade, casa, amigos e posso fazer o que quiser. Não tenho vergonha do que passei, mas sim orgulho, pois venci. Muitos em minha situação teria desistido mas eu fui forte, fiz faculdade, pós-graduação, e estou buscando sempre crescer cada vez mais. Hoje ajudo minha familia e a que me procura. Minha estrela realmente brilhou...