quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo federal amplia linha de microcrédito para as mulheres brasileiras

Em mais uma ação do governo federal em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta quarta-feira (22/3) acordo para ampliação de linha de microcrédito para as mulheres empreendedoras.

O protocolo de intenções para apoiar o empreendedorismo feminino e a geração de trabalho e renda por meio do Microcrédito Produtivo Orientado foi firmado em Brasília (DF), durante o evento “O Empreendedorismo e o Empoderamento de Mulheres Transformando Vidas e Comunidades”. O objetivo é garantir, por meio de microcrédito, a autonomia econômica das mulheres com condições de acesso ao crédito, de forma sustentável, e demais serviços financeiros que possibilitem o desenvolvimento de atividades empreendedoras que geram emprego e ampliam a renda das famílias.
Ao explicar a linha de crédito aberta às mulheres, a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, afirmou se tratar de “uma política de crédito com um formato mais simples e mais objetivo”, mas que leva em conta o direito à igualdade social, “premissas dos negócios da Caixa”.
“Nossas agências, nossas redes vão dar toda assistência técnica para o Microcrédito Produtivo Orientado. O que a gente está vendo é um cuidado, uma maturidade e um espaço aberto para o debate”, disse Maria Fernanda.
Durante o evento, a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para Mulheres, afirmou que neste ano a sociedade e o governo ampliarão o debate da mulher no mundo do trabalho. Segundo ela, é necessário mudar “a página desse pedaço da história em que a pobreza é vista na mulher negra”. Em seu discurso, a ministra mencionou, ainda, questões como a prevenção à violência contra a mulher e a reforma política em debate no Congresso Nacional, que deve levar em consideração questões de gênero.
“As mulheres podem. Nós temos esse ano um debate fundamental: reforma política. A eleição de Dilma disse: sim, as mulheres podem. Isso é um marco num país com raiz conservadora”, defendeu a ministra.
Linha de crédito – A partir do acordo firmado, as mulheres empreendedoras que atuam nas diferentes regiões do país poderão financiar suas atividades econômicas em até R$ 15 mil, como sugere a Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, com taxas de juros que variam de 0,93% a 3,9% ao mês, num prazo que vai de 4 a 24 meses.

O projeto vai atuar em municípios ou regiões que apresentem políticas ou ações voltadas para as mulheres, nas atividades empreendedoras, microempreendedoras, informais e formais, dialogando diretamente com o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. A intenção – segundo a Caixa – é ser um instrumento de apoio, uma vez que a sustentabilidade econômica das mulheres é considerada um dos fatores de sucesso para erradicação da miséria.

Nenhum comentário: