domingo, 20 de março de 2011

Um brinde ao sonho de brasileiros e americanos. Sonho de liberdade e esperança

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Ao receber o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-dama Michelle para almoço no Palácio Itamaraty – sede do Ministério das Relações Exteriores, a presidenta Dilma Rousseff propôs um brinde ao “sonho de Martin Luther King, o mesmo sonho de brasileiros e americanos”. No discursos, a presidenta Dilma abordou questões como a participação do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas e da necessidade do crescimento do comércio bilateral.
“Espero que Vossa Excelência e sua família levem de Brasília e do Rio de Janeiro as melhores recordações deste país amigo. Os Estados Unidos e o Brasil são duas grandes nações com um futuro de amizade e cooperação à sua frente. Queremos construí-lo. Com esse espírito, proponho que ergamos um brinde ao sonho de Martin Luther King, o mesmo sonho de brasileiros e americanos. Sonho de Liberdade. Sonho de Esperança. E, presidente Obama, gostaria de acrescentar: Sonho de Harmonia e de Paz!”

Antes do almoço, Dilma e Obama participaram do encerramento do VI Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos. Da Sala Rui Barbosa, onde aconteceu o encontro, os dois presidentes rumaram para a Sala Brasília, onde foi feita a homenagem.
“Em nome do povo brasileiro, quero reiterar as boas-vindas ao presidente Barack Obama. Esta visita é uma grande oportunidade para inaugurarmos mais um capítulo de nossa parceria, adequando-a às realidades e desafios do século XXI. É motivo de grande honra para mim que esse encontro ocorra nos primeiros meses do meu governo e, mais ainda, no contexto da primeira viagem oficial do presidente Obama à América do Sul. A presença, entre nós, de Michelle Obama, Malia e Sasha e de importante comitiva com autoridades do primeiro escalão, políticos e empresários, reforça o espírito de amizade com que nos reunimos.”
Ouça abaixo a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff.
A presidenta destacou pontos abordados na manhã deste sábado no Palácio do Planalto, quando destacou o fato de ser a primeira mulher a comandar o Brasil e receber em Brasília o primeiro presidente afro-descendente dos Estados Unidos. 

“Isso ganha maior significado quando lembramos que os Estados Unidos e o Brasil são os dois países com a maior população negra fora da África”, disse. E seguiu: “nossos países possuem inúmeros traços comuns. Aprofundar as afinidades entre nossos povos, torna os laços de amizade que nos unem mais significativos e duradouros do que uma relação baseada apenas em pactos formais entre governos”.

No brinde a presidenta lembrou da solidez da economia brasileira, bem como o fato de o país contar, desde 2002, com milhões de cidadãos integrando as faixas de renda média e alta. Dilma destacou como sendo um fato histórico e que por isso “estou comprometida a continuar nessa direção buscando também a erradicação da pobreza extrema no Brasil”.

No discurso, o presidenta Obama agradeceu a presidenta Dilma e reforçou o interesse dos Estados Unidos em ajudar o Brasil em quaisquer circunstâncias. Ao término do brinde, o almoço foi servido, sendo que o presidente Obama, pelo fato de ser vegetariano, teve um cardápio especial. De Brasília, o presidente Barack Obama embarca no início da noite para o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: