quarta-feira, 16 de março de 2011

Mato Grosso encaminha ao governo prejuízos causados pelas chuvas

O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, informou que encaminhará, nesta quarta-feira (16/3), ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o levantamento dos prejuízos em função das enchentes naquele estado. Barbosa foi recebido em audiência, hoje (15/3), pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, ocasião em que solicitou que sejam mantidos investimentos federais no Mato Grosso.
“Ela [a presidenta Dilma] garantiu que não vai faltar recursos para o nosso estado”, afirmou o governador matogrossense.
Silval Barbosa explicou que, em função das chuvas, algumas regiões tiveram problemas com danificação de pontes e destruição de estradas. Segundo o governador, a produção agrícola foi pouco afetada especialmente porque nos municípios atingidos pelos desastres naturais a colheita da lavoura já havia ocorrido. Os R$ 5 milhões que foram liberados na semana passada vão ser destinados para ações de emergência, como aquisição de alimentos e medicamentos para a população das áreas onde ocorreram as enchentes.

Durante a audiência, Silval Barbosa também abordou obras consideradas importantes para Mato Grosso, como por exemplo, os projetos de mobilidade urbana. Segundo o governador, há reivindicação para um empreendimento que leve em conta os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, que juntos possuem 890 mil habitantes. Como o critério principal do mobilidade urbana é populacional, as duas cidades teriam mais recursos para obras de infraestrutura.
“A presidenta Dilma ficou de levar a questão para a ministra Miriam Belchior [Planejamento, Orçamento e Gestão]. Ela fará uma avaliação deste nosso pedido”, contou o governador.
Silval Barbosa disse também que pediu ao governo federal investimentos na malha ferroviária, como a Ferronorte e a Ferrovia Centro-Oeste. O governador foi indagado também sobre as obras para a Copa do Mundo 2014. Segundo explicou, o estado deve cumprir o cronograma estabelecido com a Fifa. Barbosa assegurou que o estádio a ser construído em Mato Grosso será uma arena multiuso. Após a competição, a estrutura abrigará uma universidade.

Nenhum comentário: