segunda-feira, 28 de março de 2011

Dnocs abre inscrições para curso de capacitação de gestores hídricos

Ibimirim (PE) - A Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), em Pernambuco (CEST/PE), abre inscrições do curso de Capacitação de Agentes Gestores para Ação Integrada em Bacias Hidrográfica e em Perímetros Irrigados. O início está prevista para o período de 09 a 13 de abril de 2011, no Dnocs do município de Ibimirim (PE).

O curso, com duração de 24 meses, abordará, em seis módulos, gerenciamento integrado de recursos hídricos; diagnóstico dos recursos hídricos da bacia hidrográfica; impacto hidrossedimentológico do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica; monitoramento da quantidade e da qualidade da água; uso racional e conservação de recursos hídricos, comunicação e mobilização para a gestão participativa de recursos hídricos.
 
A iniciativa é instituída pelo Protocolo de Cooperação Técnica celebrado entre o Dnocs e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA, nº 15/2010, em parceria com as universidades federais de Pernambuco, da Bahia e do Recôncavo da Bahia, com vistas à capacitação de gestores e operadores de sistemas de distribuição e de fiscalização em perímetros irrigados, objetivando a melhoria da eficiência de água e a minimização de impactos ambientais, como também subsidiar o gerenciamento integrado de bacias hidrográficas.
 
As fichas de inscrições devem ser encaminhadas à CEST/PE, através de documento oficial das instituições, impreterivelmente, até o dia 13 de abril, devidamente preenchidas e encaminhadas via correio, para o seguinte endereço: Vera Lúcia Correia Lima – Coodenação do Programa – DNOCS, CEST/PE/SOA, avenida Cônego Barata nº 999, CEP 52.110-120, Tamarineira, Recife, Pernambuco. Mais informações, por meio do telefone (81) 3441- 6266.

Nenhum comentário: