quarta-feira, 23 de março de 2011

Prevenção a catástrofes climáticas é discutida com deputados federais

Brasília – A atuação do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, frente aos desastres naturais ocorridos nos últimos meses no Brasil foi parabenizada pelos deputados da Comissão Especial instituída na Câmara para tratar deste tema. 

O grupo de parlamentares esteve reunido hoje (23/03) com o ministro Fernando Bezerra Coelho, no Ministério da Integração Nacional, oportunidade em que solicitaram informações sobre as ações de defesa civil desenvolvidas pelo órgão e também pediram apoio para subsidiar as atividades da recém instalada Comissão Especial de Prevenção às Catástrofes Climáticas.

A presidente da Comissão, deputada federal Perpétua Almeida (PC do B/AC), lembrou o trabalho recente do ministério nas tragédias da região serrana do Rio de Janeiro e em outras regiões do País, com presença desde os primeiros momentos e resposta rápida no socorro a vítimas e apoio a reconstrução de áreas afetadas.

Segundo os parlamentares, a atuação do governo federal como um todo, e, particularmente, do Ministério da Integração Nacional, que mostrou agilidade no atendimento aos Estados, foi o que despertou o Congresso Nacional para a discussão do tema das catástrofes naturais.

O ministro Fernando Bezerra Coelho se colocou à disposição dos deputados para prestar todo tipo de informação necessária aos trabalhos da Comissão e declarou ser muito bem vinda a iniciativa da Câmara, principalmente neste momento em que vários setores do governo estão mobilizados no propósito de se antecipar às tragédias naturais, agindo no mapeamento das áreas de risco, propondo mudanças na legislação para evitar novas ocupações de área de risco e planejando obras de prevenção. O secretário Nacional de defesa Civil, Humberto Viana, que também participou da reunião, foi indicado como contato do Ministério na Comissão Especial.

O ministro também informou os parlamentares sobre a realização do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, entre os dias 11 e 13 de abril, que reunirá no Brasil autoridades do assunto em todo o mundo. “As boas práticas de gestão de desastres em vários países e também no Brasil serão amplamente debatidas e servirão de suporte na definição da política nacional de prevenção”, afirmou o ministro.

Em entrevista à imprensa logo após a reunião Fernando Bezerra Coelho reiterou que o Ministério da Integração Nacional está sendo reposicionado para atuar mais fortemente na prevenção aos desastres. “A nossa missão principal será na articulação, capacitação, treinamento e mobilização dos agentes de defesa civil em todo o país”, frisou o ministro, completando que todas as medidas para o setor serão anunciadas em breve pela presidenta Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: