sexta-feira, 25 de março de 2011

Comunidade juntamente com Secretaria de Ordem Pública, decide destino de vendedores ambulantes da Avenida dos Tropeiros

O Secretário de Ordem Pública, Marcelo Cavalcanti, e a equipe do Núcleo de Operações Urbanas, se reuniram, na noite de ontem (23), com lideranças comunitárias e moradores dos bairros Pedro Raimundo, Alto do Cocar, Vale do Grande Rio e Jardim Amazonas para discutir a situação dos vendedores ambulantes que ocupam a ciclovia da Avenida dos Tropeiros.

No dia 16 de março, após ouvir denúncias de moradores, a Secretaria de Ordem Pública notificou os vendedores, no intuito de liberar a avenida para a passagem de pedestres e ciclistas. “Depois da emissão das notificações, o prefeito Julio Lossio sugeriu que nós convidássemos a comunidade para discutirmos o destino desses comerciantes porque não basta apenas levar os investimentos para os bairros, precisamos ouvir a população”, explicou Marcelo Cavalcanti.

Em assembléia, os moradores decidiram, por unanimidade, que os comerciantes devem permanecer na Avenida dos Tropeiros, desde que se estabeleçam em apenas um lado da via, sem mesas, com cesto de lixo, apenas um banco, que mantenham a ciclovia desocupada e se responsabilizem pela limpeza do espaço que ocupam. Além disso, ainda ficou definido que deve existir uma distância de 10 metros entre os vendedores e que a comunidade deverá fiscalizar para que novos ambulantes não cheguem ao local.

A presidente da Associação do bairro Pedro Raimundo, Adalberta Rodrigues, parabenizou o secretário Marcelo Cavalcanti pela iniciativa de ouvir a opinião da população e avaliou positivamente a decisão dos moradores. “Marcelo acertou na sua decisão de chamar a população para definir o destino desses ambulantes, porque só a comunidade sabe o que é bom e ruim para o bairro. E a permanência dos ambulantes é boa porque dá mais vida para a avenida”, salientou.

O senhor Francisco do Nascimento, mais conhecido como “Chico do Pastel”, que estabeleceu ponto no local há 14 anos, ratificou a opinião de Adalberta e afirmou que a decisão beneficiará toda a comunidade, tanto os comerciantes como as pessoas que utilizam a avenida como passagem. “Tomaram uma decisão que não esperávamos e será muito bom para todo mundo. Padronizados de um lado só, nós poderemos vender sem incomodar nem a passagem dos ciclistas, nem dos pedestres”, ressaltou emocionado o comerciante.  

Texto e Foto: Eneida Trindade

Nenhum comentário: