A corrida dos ratos é onde eu, você e os outros leitores provavelmente estão presos. A corrida dos ratos é o que nos impede de progredir, de arranjar riqueza. É o que nos impede de prosperar. É algo que todos nós temos que aprender a escapar.
Afinal, o que é a corrida dos ratos?
Pense no seguinte: Um monte de bichinhos saem correndo em direção ao abismo. Todos estão correndo juntos. A menos que algo ou alguém os pare, eles irão cair no abismo e acabar com suas vidas. Pois bem, nós somos este monte de bichinhos.
Mas por que não paramos?
Por que por mais que tenhamos a impressão que isso vai dar errado, enxergamos todo mundo correndo juntos, e voltamos a correr junto aos outros bichinhos.
Tá, vamos ser mais diretos.
Seu pai chega para você e diz: "meu filho, estude, tenha um bom emprego que pague bem, encontre uma boa esposa/um bom marido, tenha seus filhos e termine a vida com segurança". Ai você estuda. Depois começa a trabalhar. Ai você ganha bem. Encontra a pessoa com quem vai se casar. Você usa seu salário, compra uma casa e agora sustenta mais uma pessoa. O dinheiro fica curto. Você procura trabalhar mais para ganhar mais. Seu conjuge começa a trabalhar. Sobra um dinheiro a mais. Vocês compram um carro. Mas um carro traz mais despesas. O dinheiro fica mais curto. Ai você começa a trabalhar mais para ganhar mais. Vem os filhos. Dinheiro fica mais curto. Você tenta trabalhar cada vez mais. Os filhos crescem. E mais gastos a medida que crescem. Você acaba sendo promovido. Ai vem mais dinheiro. Mas você acaba tendo mais responsabilidades no trabalho o que faz você ter mais trabalho. E chega a um ponto que você precisa trabalhar mais do que 8 horas por dia. Tentando trabalhar mais, traz trabalho para casa, o que toma o seu tempo com a familia. Você tenta compensar levando para almoçar e jantar fora. Dá brinquedos e outros presentes para seus filhos para compensar sua ausência devido ao trabalho. Passam-se os anos, e quando surgem problemas você fica mais endividado. E tenta escapar das dividas. Não consegue. Seus filhos crescem, estão se preparando para o mundo. E o que você diz aos seus filhos? "estudem, tenham um bom emprego que pague bem, encontrem uma boa esposa/um bom marido, tenham seus filhos e termine a vida com segurança". E a corrida dos ratos continua, agora com seus filhos, que você mesmo condenou.
Essa é a corrida dos ratos. Você trabalha, e quando ganha mais, você decide comprar coisas que aumentam seu custo de vida. Então você trabalha mais e faz mais coisas para que você possa ganhar mais, para comprar mais coisas que aumenta seu custo de vida. E isso segue e chega a um ponto que você e seu conjuge olham para seu alto contra-cheque e se questionam: Com o que gastamos tanto dinheiro?
E você se pergunta, Meu Deus! Como eu consigo escapar da corrida dos ratos?
E ai eu digo que você deve conhecer um livro chamado Pai Rico, Pai Pobre.
Ele conta a infância de um empresário e como ele aprendeu a sair da corrida dos ratos - isso por volta da década de 60.
Este garoto tinha um pai que trabalhava muito. Tinha curso superior. Trabalhava mais de oito horas por dia e tinha um grande cargo. Mas sempre estavam apertados. Mas esse garoto tinha um amigo cujo o pai mal terminou o segundo grau e era dono de uma companhia com 150 funcionários que não paravam de crescer. Ai ele se questionou: Como se ganha dinheiro?
Ele perguntou isso ao pai, que simplesmente não soube responder. Então ele procurou o pai de seu amigo, que lhe disse: eu vou te ensinar. Voce vai trabalhar para mim 3 horas por dia uma vez por semana. Vou lhe dar 10 centavos de dólar por hora. Ao todo 30 por dia.
O menino começou. E quando ganhava seus 30 ele comprava suas revistinhas. Que custavam 10 centavos. Ele comprava 3 revistas e ficava contente. Mas nada do pai de seu amigo lhe ensinar como se ganha dinheiro. Até que um dia o pai dele falou que o pai de seu amigo estava lhe explorando pagando tão pouco.
O garoto reclamou. O homem questionou: "então o que você quer?" Quero que aumente o quanto eu ganho ou eu vou sair. "Então saia". O menino recuou. O homem disse "agora você está igual a todos os meus empregados. eles ficam insatisfeitos mas ficam com medo de exigirem aumento de salário com medo de perder seu emprego. agora me diga, você acha que o problema sou eu?" Acho! "já que eu sou o problema, então eu vou aumentar seu salário para 1 dólar e 50 centavos" - o garoto achou ótimo, mas pensou que o homem estava tentando ensinar o que ele tinha pedido - Não. " então lhe dou 5 dólares por hora, você aceita?" - o garoto pensou muito, mas achou que o homem queria ensinar algo a ele - não. "então agora você vai trabalhar para mim de graça". Sim.
E o menino começou a trabalhar de graça. E não pode mais comprar as revistas. E começou a ficar só paquerando as revistas. E assim, ele descobriu que quando as revistas não vendiam, o dono da banca as jogaria fora. Ele pediu: "posso ficar com elas?" O homem respondeu: "pode, mas é proibido vender essas revistas. Dá cadeia."
Ai, veio a ideia para o menino. Ele e um amigo usaram o porão da casa para criar uma biblioteca com aquelas revistas. E como não podiam vender, a criança entrava pagando 2 centavos. Lia as revistas que quisessem, e deixavam as revistas quando iam embora. Então o garoto começou a ganhar muito mais dinheiro do que quando o pai de seu amigo lhe ofereceu 5 dólares a hora. E não precisava estar na biblioteca de revistas, bastava contratar alguém de confiança e pagar um tanto para esta pessoa.
Ele percebeu que se tivesse aceitado os 5 dólares, ele nunca iria ficar sem comprar as revistas e nunca iria perceber as revistas que eram jogadas fora. Ele não teria percebido a grande oportunidade que fez com que ele ganhasse tanto. E ai ele aprendeu como se ganha dinheiro.
E com isso, espero que também tenha lhe aberto os olhos. Você não precisa jogar tudo para o ar, não seja louco. Mas aprenda que existem diversas oportunidades para se enriquecer. Basta você prestar atenção.

Nenhum comentário:
Postar um comentário