terça-feira, 1 de março de 2011

CAFÉ DA MANHÃ – ALIMENTE-SE COMO UM REI


Sempre ouvimos falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Será que isso é verdade? Levando em consideração que ao acordar estamos praticamente há oito horas sem nos alimentarmos, devemos dar muita atenção a esta refeição!

Um café da manhã equilibrado viabiliza um bom funcionamento do organismo ao longo do dia e repõe a energia gasta pelo corpo durante o sono. Apesar de uma relativa ausência de atividades do corpo, todos os órgãos continuam trabalhando enquanto dormimos. A atividade cerebral, por exemplo, consome uma grande quantidade de glicose. Estima-se que durante uma noite de sono sejam queimadas em torno de 600 kcal.

O momento do café da manhã depende muito da rotina de cada pessoa, mas o importante é não deixar de comer ao acordar e manter um intervalo em torno de 3 a 4 horas entre as refeições.

Para quem tem medo de engordar, caso queira fazer essa refeição aqui vai uma orientação: pulando esta refeição, a chance de comer em excesso no almoço e nas demais refeições é muito maior.

Mais uma observação: caso você pratique alguma atividade física, não se recomenda fazer em jejum. Praticar atividade física sem se alimentar pode levar à hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue), além de fazer com que não tenhamos a mesma “intensidade”, já que não temos energia suficiente para gastar.

Mas é importante que o café da manhã seja uma refeição equilibrada constituída dos seguintes grupos:

Uma porção do grupo de carboidratos: cereais matinais, pães, torradas, biscoitos, etc.

Os carboidratos garantem a energia necessária para começar bem o dia. Escolha entre cereais matinais (como flocos de arroz, trigo, aveia ou milho), pães, torradas, biscoitos, etc. Dê preferência aos integrais, pois contêm maior quantidade de fibra, que auxilia no bom funcionamento do intestino.

Uma porção do grupo de proteínas: leite e derivados, extrato de soja, frios.
As proteínas são componentes estruturais do nosso organismo, fazem parte dos nossos músculos, pele, cabelos, unhas, dos anticorpos, entre outros.

Uma porção do grupo de vitaminas e minerais: Para garantir o equilíbrio do organismo, nunca deixe de acrescentar frutas, in natura ou em sucos, no seu café da manhã. Procure mudar o tipo, pois cada uma possui diferentes quantidades de vitaminas e minerais. As frutas também são ótimas fontes de fibras para o organismo.
As gorduras têm também sua importância, principalmente na reserva de energia e pela sua importância no transporte das vitaminas lipossolúveis, como a A, D, E e K. As fontes de proteínas também são fontes de gorduras, principalmente os queijos amarelos e o leite se não for desnatado.

Bom Apetite - Ceci Santiago

Com colaboração de Luiz Villas Boas
Especializando em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho
Pós-Graduando em Psicopedagogia Clinica e Institucional e Psicomotricidade
Graduado em Educação Física e Pedagogia

Nenhum comentário: