quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Parlamentares recebem reivindicações de portadores do HIV

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o movimento Articulação Aids de Pernambuco fez um ato político na Assembleia Legislativa e entregou um documento solicitando, entre outros itens, a criação de uma Frente Parlamentar Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids em 2011. O texto foi entregue aos presidentes das Comissões de Educação, Teresa Leitão, do PT, e de Saúde, Clodoaldo Magalhães, do PTB.

Segundo um dos coordenadores do movimento, Carlos Antônio Lins, o objetivo da iniciativa é provocar a implementação de políticas públicas de assistência às pessoas que vivem com aids no Estado. Eles solicitaram ações para melhoria do atendimento em casas de apoio, distribuição de remédios que se fazem necessários e aplicações de leis caso haja violação de direitos.

Clodoaldo Magalhães afirmou que é necessário dar mais atenção aos portadores do HIV no Estado, lembrando que a rede pública de saúde ainda não possui um hospital de referência para esses pacientes. Teresa Leitão assumiu o compromisso de divulgar o documento entre os demais parlamentares, ressaltando que o pedido de instalação da Frente Parlamentar vai ser analisado com atenção.

Em Pernambuco, são 14.750 pessoas infectadas com o vírus da aids, dos quais apenas 5.400 adultos e 211 crianças fazem uso de medicamentos antiretrovirais e complementares para evitar as chamadas doenças oportunistas que contribuem para debilitar o estado de saúde dos pacientes. (V.B.)

Nenhum comentário: