sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Audiência pública discute metas para o setor habitacional de Petrolina


Com o objetivo de apresentar o diagnóstico e discutir as prioridades da política habitacional do município, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (SEPUMA), promoveu uma audiência pública, nesta quinta-feira (16), no Sest/Senat.

Participaram do encontro o secretário da pasta, Geraldo Junior, o secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição, o superintendente de Habitação, Edinaldo Lima, representantes da Defesa Civil, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, das comunidades de Uruás, Pedrinhas, Icozeiro, Izacolândia, Cristália, Sitio São João, Projeto Senador Nilo Coelho e dos bairros Jardim São Paulo, São Gonçalo, Quati, José e Maria, Vila Eduardo, Pedra Linda, São Jorge, Dom Avelar e Terras do Sul.

De acordo com a arquiteta da Engeconsult, empresa responsável pela elaboração do plano em Petrolina, Carolina Brito, o objetivo do plano é propor melhorias que deverão ser executadas a curto, médio e longo prazos. “Neste momento estamos apresentando o diagnóstico e vamos elaborar as propostas com a participação da população”, assegurou.

O representante da Associação de Moradores do bairro Jardim São Paulo, Benício Coelho de Brito, falou sobre a importância de intervir na política habitacional do município. “Mesmo que em nosso bairro não exista ainda essa grande necessidade de construção de casas, nós temos nos preocupado com a situação das localidades circunvizinhas. O apoio da Prefeitura de Petrolina aos projetos, a exemplo dos pertencentes ao Governo Federal, vai melhorar a vida de muitas pessoas”, afirma.

Para o gestor da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, reunir este seguimentos da sociedade para apresentar o cenário da habitação em Petrolina é um importante passo para a urgente definição das políticas públicas para Petrolina. “É preciso compreender que a expansão no setor habitacional implica na redefinição de outros setores como transporte, segurança, transito, educação, saúde”, explicou Geraldo Junior.

O secretário também destaca que a Prefeitura vem buscando diminuir o déficit habitacional. “São aproximadamente 17 mil moradias que precisam ser construídas em Petrolina, mas nesta gestão já conseguimos pactuar mais de cinco mil contratos em apenas dois anos. Há muito a ser feito e estamos trabalhando e discutindo as nossas ações com a sociedade”, finalizou.

Nenhum comentário: