segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

IGP-M sobe 0,75% na segunda prévia de dezembro

 Índice de inflação usado para reajustar contratos de aluguel ficou dentro das estimativas de analistas
A inflação medida pela segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) desacelerou em dezembro, com taxa de 0,75%, ante 1,20% apurada em igual prévia de novembro. O resultado, anunciado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado, que esperavam uma taxa entre 0,72% e 1,05%.
A FGV informou os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 0,77% na segunda prévia, ante alta de 1,55% na prévia de novembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,81%, ante 0,59% na segunda prévia do mês passado. O Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) subiu 0,51% na segunda prévia deste mês, após elevação de 0,29% na segunda prévia de novembro.
A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de dezembro, o IGP-M acumula alta de 11,39% no ano e em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de novembro a 10 de dezembro.

Nenhum comentário: