domingo, 26 de dezembro de 2010

POLO AUTOMOTIVO VAI MUDAR O ESTADO


Pernambuco já contabiliza os ganhos por conta da construção da fábrica da Fiat no Complexo Portuário e Industrial de Suape. Depois de ver o estado ganhar um polo naval, de petróleo e petroquímico, agora o estado conquista um empreendimento que irá transformá-lo em um polo automotivo. Na construção da unidade fabril, serão investidos R$ 3 bilhões. Números que não param por aí. A fábrica vai atrair toda cadeia produtiva do setor para Pernambuco. A princípio, já são esperadas 50 indústrias sistemistas para o entorno. O resultado? Estima-se que os investimentos cheguem a dobrar.

Ipojuca, onde fica localizado o Complexo Portuário e Industrial de Suape, tem participação de 8,9% no PIB de Pernambuco. Fica atrás somente do Recife (31%) e de Jaboatão dos Guararapes (9,1%), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2008. Mas são tantos os investimentos na área que a expectativa é que, nos próximos anos, Suape passe a ocupar a segunda colocação no PIB estadual.

Mais do que números,cifras e investimentos, o pernambucano vai sentir de perto os benefícios da vinda da Fiat. Só na fábrica, serão gerados 3,5 mil empregos, isso sem contar as vagas que serão criadas através das sistemistas. Se tem emprego, tem renda. A economia de Pernambuco vai girar ainda mais. Hoje já cresce acima da média brasileira. O futuro é mais promissor. Portanto, seja bem-vinda, Fiat

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: