terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Onze caminhões farão a mudança de Lula do Planalto

foto Ilustrativa
A 17 dias de passar a faixa presidencial para sua sucessora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara sua mudança do Palácio do Planalto. A empresa de mudança que vai embalar o acervo foi licitada na semana passada e nesta segunda-feira (13) começou a empacotar os primeiros itens.

O serviço de embalagem e transporte ocupará 11 caminhões de mudança e custará à Presidência da República R$ 19.499. A empresa vencedora do pregão eletrônico é a Três Poderes Mudanças e Transporte Ltda, com sede em Brasília.

O acervo de presentes recebidos ao longo de oito anos, que soma quase R$ 1,5 milhão, será levado para São Paulo e futuramente será abrigado no Instituto Lula. Os 1.403.417 itens recebidos por Lula e Marisa, de acordo com balanço até 19 de novembro, estão em um depósito de 120 m² do Palácio da Alvorada e em duas grandes salas da Diretoria de Documentação Histórica, no Palácio do Planalto.

O edital exige um caminhão climatizado para transportar a adega de bebidas do presidente, que ganhou diversas garrafas de vinho, uísque e cachaça durante seus mandatos.

Contrasta com o imenso volume do acervo a mudança pessoal do presidente. Poucas coisas no Palácio da Alvorada serão levadas para São Paulo uma vez que quase nada ali pertence a Lula e Marisa. A primeira-dama, inclusive, já começou a encaixotar parte dos poucos pertences que levou a Brasília: roupas de cama, louças de família, cristais e objetos pessoais de decoração, como porta-retratos e tapetes.

Nenhum comentário: