Os professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina terão do dia 13 a 22 de dezembro deste mês, para aplicar os exames da segunda etapa da “Provinha Brasil 2010” aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, com o objetivo de constatar o que os alfabetizandos aprenderam e quais as deficiências que precisam ser supridas.
A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil - é um instrumento de avaliação aplicado anualmente, no início e término do ano letivo, visando auxiliar professores e gestores a monitorarem os processos de desenvolvimento da alfabetização oferecida nas escolas públicas brasileiras. Ela foi implementada em 2008 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, desde então, vem sendo adotada pela Secretaria Municipal de Educação de Petrolina.
A Secretária da pasta de Educação do Município, Célia Regina Carvalho, afirma que o diagnóstico do nível de aprendizagem das crianças, obtidos a partir da aplicação da Provinha Brasil, é fundamental para o direcionamento das práticas pedagógicas do município. “Este tipo de avaliação é importante, pois recolhe indicadores comparativos de desempenho que servirão de base para continuarmos no mesmo caminho, ou para novas decisões no âmbito do Sistema Educacional, rumo à garantia do direito de aprender das nossas crianças e jovens”, assegura.
A segunda etapa da Provinha Brasil permite conhecer o que foi agregado ao desempenho das crianças que fizeram o primeiro teste, ocorrido no semestre passado, bem como os avanços obtidos e as limitações que persistem. Além disso, ela admite que se faça um diagnóstico final dos níveis de alfabetização dos alunos e que se aperfeiçoe os planejamentos e a execução das práticas pedagógicas e dos programas voltados para a alfabetização e letramento.
Como a Provinha Brasil é um meio diagnóstico, a sua execução se dá através de amostragem, isto é, nem todas as escolas participam. O resultado do desempenho das escolas avaliadas serve para mapear a situação da aprendizagem e pautar os procedimentos que precisam ser adotados para aperfeiçoar a alfabetização desses alunos.
A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil - é um instrumento de avaliação aplicado anualmente, no início e término do ano letivo, visando auxiliar professores e gestores a monitorarem os processos de desenvolvimento da alfabetização oferecida nas escolas públicas brasileiras. Ela foi implementada em 2008 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, desde então, vem sendo adotada pela Secretaria Municipal de Educação de Petrolina.
A Secretária da pasta de Educação do Município, Célia Regina Carvalho, afirma que o diagnóstico do nível de aprendizagem das crianças, obtidos a partir da aplicação da Provinha Brasil, é fundamental para o direcionamento das práticas pedagógicas do município. “Este tipo de avaliação é importante, pois recolhe indicadores comparativos de desempenho que servirão de base para continuarmos no mesmo caminho, ou para novas decisões no âmbito do Sistema Educacional, rumo à garantia do direito de aprender das nossas crianças e jovens”, assegura.
A segunda etapa da Provinha Brasil permite conhecer o que foi agregado ao desempenho das crianças que fizeram o primeiro teste, ocorrido no semestre passado, bem como os avanços obtidos e as limitações que persistem. Além disso, ela admite que se faça um diagnóstico final dos níveis de alfabetização dos alunos e que se aperfeiçoe os planejamentos e a execução das práticas pedagógicas e dos programas voltados para a alfabetização e letramento.
Como a Provinha Brasil é um meio diagnóstico, a sua execução se dá através de amostragem, isto é, nem todas as escolas participam. O resultado do desempenho das escolas avaliadas serve para mapear a situação da aprendizagem e pautar os procedimentos que precisam ser adotados para aperfeiçoar a alfabetização desses alunos.
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