sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

SUBSÍDIO É REALIDADE

A união das associações representativas de policiais e bombeiros militares vem surtindo o efeito esperado. Finalmente, diante das cobranças, a Secretaria de Defesa Social (SDS) recebeu os líderes das entidades para tratar do tão esperado aumento salarial. A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (21/12).

Pela primeira vez na história das Corporações, as associações tiveram a oportunidade de debater a mudança do regime jurídico de remuneração da tropa. Conforme defendido pelas entidades desde o início das negociações salariais, o subsídio será uma realidade. Até mesmo a SDS que não concordava com a idéia, admitiu a implantação do novo regime jurídico.

A boa notícia é que a verba destinada aos novos salários da tropa não depende da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Falta agora a definição dos números. Em outras palavras, de quanto será o aumento. O problema é quanto ao prazo. A SDS insiste que a comissão tem até 23 de fevereiro para divulgar as propostas.

Segundo o secretário Executivo de Gestão Integrada e presidente do Grupo de Trabalho, Alciomar Goersch, serão encaminhadas ao Governo do Estado, três propostas salariais: a das associações, a dos Comandos e uma elaborada pela Comissão de Negociação. Caberá ao governador a decisão final.

Tal posicionamento foi amplamente questionado pelas lideranças. “Em março, adiaram as negociações para o último trimestre deste ano. Prometeram um resultado ainda em 2010 e mais uma vez adiaram uma resposta”, argumentaram as associações.

Cada um dos representantes ressaltou a necessidade da tropa. “Estamos nas ruas, ajudando a baixar os índices de criminalidade. Merecemos o reconhecimento do nosso trabalho”, cobraram.

A meta das associações é dar continuidade às visitas aos quartéis para compartilhar o assunto com todos os policiais e bombeiros militares. “A categoria é quem decide”, informaram. O mais importante é que a negociação é uma realidade e só está existindo após a provocação por parte das entidades.

Avaliação

Na tarde desta quarta-feira (22/12), mais uma vez os líderes das associações estiveram reunidos. Eles fizeram uma análise sobre os avanços das negociações e iniciaram a definição de um novo calendário de visitas aos batalhões, da Capital ao Interior do Estado. Além de prestar contas das atividades, serão definidos novos passos. “Vamos continuar mobilizados”, garantem.

Nenhum comentário: