segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dicas de entrevista com o RH

Entrevista na Área de Recursos Humanos
Geralmente, uma vaga que é anunciada em jornais ou revistas terá sua primeira entrevista feita por pessoal de recursos humanos. Contudo, há sempre uma tendência a compatibilizar o cargo do entrevistador com o do candidato.
É claro que uma entrevista deste tipo não irá ater-se a aspectos intimamente ligados à sua área de atuação, mas antes a aspectos gerais sobre o trabalho.
Coisas como política de benefícios, incentivos, perspectivas de desenvolvimento, necessidades gerais da empresa, perfil desejado etc., fazem parte das informações transmitidas por este tipo de entrevistador.
Em contrapartida, você será argüido sobre seus interesses profissionais e pessoais, experiências anteriores em termos gerais, histórico profissional (tempo, promoções, tipos de empresas em que atuou, tipos de chefia etc.), expectativas e interesses quanto ao novo cargo, aspectos da vida familiar e social, interesses culturais e de lazer etc.
Muitos candidatos têm uma certa resistência quanto a serem entrevistados por esse tipo de profissional (principalmente quando se tratar de uma psicóloga e com pouca idade), por julgarem que ele não terá condições de realizar uma avaliação suficientemente criteriosa sobre os candidatos.
Acabam por assumir um certo descaso para com a entrevista e mesmo para com o entrevistador, prejudicando sua performance e o resultado da entrevista.
Tenha em mente que esse tipo de entrevistador é uma pessoa especializada na tarefa e, o que é mais importante, foi designado para realizar a entrevista.
Isto confere a esta entrevista um valor próprio dentro do processo de seleção, valor este que aumentará na medida em que esta seja sua primeira oportunidade de contato com a empresa.

Nenhum comentário: