quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Teste a sua vida financeira

Educador dá dicas para quem pretende começar 2011 com o pé direito e manter contas equilibradas

Endividado, equilibrado ou investidor? Qual será o seu perfil em 2011? Para ajudar você a descobrir, o educador e terapeuta de finanças Reinaldo Domingos, do Instituto carioca DSOP de Educação Financeira, elaborou um teste que funciona como um exame da vida econômica dos brasileiros. Os três resultados possíveis indicam atitudes que devem ser seguidas ou evitadas, mas o primeiro exige maior atenção. ´Estar endividado é como estar doente`, explica o educador.

O credor quer receber e você quer pagar, mas nada é tão simples. Segundo Reinaldo Domingos, mais importante do que acabar com suas dívidas é assumir o controle de sua vida financeira. ´Não adianta usar o 13º para pagar as contas atrasadas, porque na metade do ano que vem você estará endividado novamente. Primeiro é preciso começar a registrar todas as despesas, por tipos e por prazos. Depois, reunir sua família e definir os sonhos de curto prazo (até um ano), médio prazo (até dez anos) e longo prazo (acima de dez anos).`

Ele lembra ainda que cada meta deve ser acompanhada de um valor e de quanto é necessário poupar por mês para concretizá-la. Sair da inadimplência deve entrar na lista de desejos e seguir os mesmos critérios rumo à realização. ´A família deve ajudar e não aumentar a dívida, por isso, nada de esconder ou camuflar sua situação econômica. Aqui, até as crianças devem contribuir, pois muitas vezes os pais se endividam para agradar aos pequenos`, ressalta o terapeuta de finanças.

Para quem se considera equilibrado, Domingos faz um alerta: estar na chamada ´zona de conforto` é a pior das perspectivas. ´Quando você se encontra equilibrado, não vai para frente nem para trás. Não tem desafios e a qualquer momento você pode se tornar inadimplente`, adverte. Neste caso, o conselho é fazer um diagnóstico e cortar as pequenas despesas para conseguir reservas financeiras que permitam investimentos e lucros futuros.

O Instituto DSOP realizou este ano uma pesquisa e identificou que uma família gasta, em média, 20% do que ganha com pequenas despesas, quase sempre supérfluas. ´Por isso, cortá-las é o caminho para poupar`, completa o educador. E os investidores também devem se reavaliar para obter sucesso em seus planos.

´Se você está investindo, mas não tem nenhum sonho para realizar com o dinheiro, está em risco porque pode perder o investimento para um impulso, como uma compra. Logo, é fundamental atrelar o dinheiro guardado a um objetivo.` Neste caso, o educador recomenda guardar o dinheiro dos sonhos de curto prazo numa poupança; para os de médio prazo, no CDB, títulos do tesouro ou fundo de investimentos e, para os sonhos de longo prazo, previdência privada, ações ou imóveis.

Nenhum comentário: