segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Termos e siglas num só lugar


foto da internet
Com a presença constante das influências geradas pela Globalização, cada vez mais, as pessoas se sentem pressionadas em acompanhar os processos de mudanças. Hoje é exigido e até mesmo cobrado do profissional, seja do nível operacional ao gerencial, que ele mantenha seu conhecimento e sua experiência constantemente atualizados. Para isso, é necessário que o mesmo acompanhe as tendências do mercado, pois isso pode influenciar a viabilização de uma comunicação eficiente entre os diversos setores e níveis hierárquicos, bem como até mesmo a finalização de uma negociação com um cliente ou fornecedor.

Dentro do contexto de mudanças, além das ferramentas e dos recursos novos que surgem rapidamente, também acompanham esse processo o surgimento de novos termos e siglas. E como ninguém possui um processador de dados no cérebro, é possível que nem sempre o profissional saiba o real significado de algumas terminologias. Esse foi um dos motivos que levou Márcia Moraes e Luciana Santos, ambas administradoras com habilitação em Recursos Humanos, a lançarem o livro "Dúvida? Deixa que eu falo", Imprensa Oficial do Estado do Pará, - uma obra voltada para profissionais e estudantes que precisam entender o vocabulário dos negócios, mas que nem sempre têm tempo para pesquisar. Ao todo, o título reúne mais de 300 siglas e outras 3.000 verbetes, inclusive muitas originadas de línguas estrangeiras.

A proposta de lançar o livro surgiu ainda quando as autoras cursavam o último ano de administração de empresas e observaram a escassez deste tipo de livro nas bibliotecas e livrarias. Dessa forma, algumas vezes, elas não conseguiam interpretar o jargão dos negócios contidos nos livros, em periódicos especializados, nas palestras que assistiam e em artigos disponíveis na Internet. "Nosso livro não é um guia especializado apenas num ramo da administração, ele reúne os termos mais usados nas diferentes áreas como Recursos Humanos, marketing, finanças, comércio exterior e áreas afins como tecnologia de informação, economia, contabilidade e publicidade", resume Márcia Moraes.

Segundo ela, o objetivo macro do trabalho é agregar valor ao cotidiano empresarial, mantendo sempre o público-alvo atualizado com os jargões mais usados da realidade profissional. O principal diferencial desse trabalho, afirma Márcia, é que o mesmo extrapola a idéia de um simples glossário técnico, pois apresenta um plus, ou seja, oferece diversas acepções que alguns termos podem ter, quando utilizados por profissionais de diferentes segmentos da administração. Como exemplo, a autora cita o termo "gap" que pode ser utilizado por executivos de marketing como sendo o espaço existente entre a fase de planejamento e desenvolvimento de um produto e seu lançamento. Já para a área de RH, o "gap" significa uma lacuna entre as competências operacionalizadas nos quadros e aquelas que a empresa precisa desenvolver, é o chamado "gap de competências".

Para facilitar a consulta no "Dúvida? Deixa que eu falo", o livro foi estruturado em blocos. O primeiro foi constituído por cerca de 300 siglas estrangeiras como, por exemplo, CRM, CEO, ERP, B2B, C2C, FOB, ISO, entre outras. O segundo bloco engloba o "glossário" em si, onde se encontram mais de 3.000 termos e verbetes, entre as quais estão: empowerment, share of mind, after market, adware, briefing, broadcast, e-commerce, feedback e outros comumente usados no meio empresarial. "Para o terceiro bloco, destinamos espaço para termos e expressões em português como assédio moral, auditoria social, comportamento ético, empregabilidade, holística, liderança situacional, ouvidoria, resiliência, negociação coletiva, zona de barganha, entre outros", comenta Márcia Moraes, ao acrescentar que no quarto e último bloco intitulado "Eles Falaram", o leitor encontrará trechos de obras de gurus e pessoas renomadas como Abraham Maslow, Dave Ulrich, Fela Moscovici, Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Marco Aurélio Vianna, Roberto Shinyashiki, Tom Peters, entre outros.

Pesquisa - De acordo com Luciana Santos, também autora do "Dúvidas? Deixa que eu falo", a pesquisa que resultou na obra foi realizada através da Internet, alguns dicionários de termos técnicos, revistas especializadas, artigos e do próprio dia-a-dia acadêmico e profissional. "A tendência trazida pela Globalização de usarmos termos estrangeiros deve ser acompanhada tanto por estudantes quanto por profissionais, porque não acompanhar essa mudança é se excluir do mundo empresarial", finaliza.
"Dúvidas? Deixa que eu falo"

Contato com as autoras: Márcia Moraes - mrm@nautilus.com.br, Luciana Santos - lucianasantosoliveira@yahoo.com.br

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br 

Nenhum comentário: