sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Empresários de Petrolina conhecem resultados do Projovem Trabalhador

Empresários da região puderam conferir durante um evento na noite de ontem (27), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) de Petrolina, os resultados do Programa Projovem Trabalhador.

Também estiveram presentes no encontro o Vice-Prefeito, Domingos Sávio Guimarães, o filho do Prefeito, Julio Lossio Filho, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, o Superintendente de Juventude, Robson Rocha, o Presidente da CDL, João Ferreira, o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), Joaquim de Castro, e o representante do Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), Maciel Silva.

A secretária Tereza Virgínia Carvalho apresentou o Programa ao público e ressaltou a importância dos empresários colaborarem na entrada dos jovens no mundo do trabalho. “A partir do momento em que nos unimos, Prefeitura, representantes do comércio e empresários, podemos agir com responsabilidade social, além de gerar emprego e renda. O objetivo da gestão Julio Lossio é qualificar os jovens e inseri-los no mercado de trabalho como uma forma de promover a inclusão social, por isso a importância da parceria com a CDL, o Sindilojas e a Agência do Trabalho”.

O Projovem Trabalhador capacitou 1.053 jovens que participaram de 12 cursos de qualificação profissional nas áreas de Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Arte e Cultura, Beleza e Estética, Construções e Reparos, Gráfica, Metal Mecânica, Serviços Domiciliares, Serviços Pessoais, Transporte, Turismo e Hospitalidade.

O Vice-Prefeito, Domingos Sávio Guimarães, destacou que a qualificação profissional dos jovens proporciona desenvolvimento para Petrolina. “Esse é um momento de crescimento para o município. Já foram investidos mais de R$ 4 milhões em cursos de capacitação profissional para que o jovem seja inserido no mercado de trabalho. Em todos os programas são mais de 3.500 pessoas qualificadas”, explanou.

A estudante Grace Reis uma das beneficiadas pelo Programa, diz que o curso trouxe uma nova perspectiva de um futuro promissor para sua vida profissional. “Já trabalhei como vendedora e no Projovem Trabalhador participei do curso de Turismo e Hospitalidade, que foi um novo aprendizado e ampliou o meu conhecimento, pois o curso abrange atendimento com o público e outras áreas do comércio. Eu não conhecia bem a cidade e pude descobrir os nossos pontos turísticos com aulas práticas. O curso oportuniza uma possibilidade de trabalho nos hotéis que chegam à região”, ressaltou.

O Presidente da CDL, João Ferreira, destacou durante seu discurso que o Programa possibilita ao jovem a conquista do primeiro emprego. “Petrolina cresce e precisa de mão-de-obra qualificada. Este Programa oportuniza aos jovens o primeiro emprego”. O Presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, acrescentou que a qualificação profissional também enriquece o nome da cidade. “O comércio é a vitrine do município e precisamos nos apresentar bem. Para isso, precisamos de pessoas qualificadas. O Programa preenche este requisito”, expôs.

A Sedest, por meio de parceria com a CDL, Sindilojas e Agência do Trabalho, está viabilizando a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Os empresários que necessitarem de mão-de-obra qualificada nos cursos em que os jovens foram capacitados podem entrar em contato com a Sedest, através do telefone (87) 3862-9224 e 3867-4164, ou com os parceiros. Os jovens podem enviar o currículo para o email projovemtrabalhador@petrolina.pe.gov.br, para serem encaminhados às empresas.

Projovem Trabalhador

Os jovens de 18 a 29 anos, beneficiários de programas sociais, foram distribuídos em 50 turmas das áreas urbana, irrigada e sequeira do município. Essas áreas correspondem aos bairros José e Maria, Mandacaru, Cohab Massangano, Jardim Amazonas, João de Deus, Henrique Leite, Centro, Agrovila Massangano, Projetos Irrigados Núcleos 04, 05 e 10, Pedrinhas, KM 25, Rajada, Izacolândia e Uruás.

Os participantes do Programa receberam um benefício de R$ 600 divido em seis parcelas. A Prefeitura Municipal de Petrolina tem o compromisso de inserir no mínimo 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho.

O Projovem Trabalhador é um Programa do Ministério do Trabalho e Emprego em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina.

Texto: Luana Bernardes
Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: