terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sedest capacita profissionais do PETI‏


Para melhor atender as 825 crianças e adolescentes, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) realizou hoje (10), na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, a I Formação Continuada de 2011, que reuniu 30 profissionais do programa, entre eles o diretor, o coordenador, supervisores e educadores do programa.

De acordo com a diretora de Atenção à Criança e ao Adolescente, Rozinete Bonfim, a capacitação desses profissionais acontece uma vez por mês com a finalidade de discutir as atividades desenvolvidas no PETI. “Esses encontros permitem a discussão do planejamento mensal e a troca de experiências entre educadores”, afirma.

Com o tema “Aprendizagens Fundamentais – Pilares da Educação”, a Formação Continuada do mês de janeiro tratou das relações estabelecidas entre o educador e o educando, possibilitando maior qualidade no atendimento. “Ao falar dos Pilares da Educação, temos a possibilidade de aprender a conhecer e a conviver com as dificuldades para lidar com as crianças e adolescentes atendidos pelo PETI. Além disso, as formações oferecem suporte aos educadores”, ressalta a diretora.

Há três anos no PETI, no núcleo da comunidade de Izacolândia, a educadora Catarina Nascimento destaca que a participação em formações como esta contribui para o aperfeiçoamento de suas atividades. “Com essa formação, nós temos a oportunidade de aprender mais, de adquirir novos conhecimentos”, expõe.

Durante o encontro, Rozinete Bonfim explicou a nova proposta do PETI, que prioriza a integração da família através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que faz o acompanhamento e a proteção à criança e ao adolescente. “Agora, a família deve ter a contrapartida de monitorar e encaminhar seus filhos, junto com o governo e a sociedade”, conclui.

O Programa

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho em 29 núcleos do município de Petrolina, onde atende crianças e adolescentes de 07 a 15 anos. No PETI, são realizadas atividades de reforço escolar, recreação, atividades em grupo e distribuição de alimentação saudável. O programa tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 15 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
 
Texto: Luana Bernardes
Fotos: Natália Carneiro

Nenhum comentário: