quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Secretaria de Educação de Petrolina participa do projeto “Troca, troca de livros”


Programa Tudo Limpo realiza limpeza na Orla de Petrolina

Na manhã do dia 11, a Secretaria de Infraestrutura de Petrolina retirou lixo orgânico e entulho que poluíam as margens do Rio São Francisco. A equipe do Programa Municipal Tudo Limpo, auxiliada por três caçambas e uma máquina pá mecânica retroescavadeira, retirou o entulho que havia na área, limpando o Portal da Orla.

No local, é comum o despejo diário de lixo orgânico e, principalmente, restos de materiais de construções por carroceiros. Não é a primeira vez que a limpeza acontece. As equipes da secretaria destacam a reincidência da poluição e afirmam que esse é um problema que dificulta o desempenho do Programa. “Sempre acompanhamos esse local e o que nos inquieta é que as pessoas insistem em jogar lixo em áreas públicas. O tempo gasto limpando essa área, que sequer deveria conter esse entulho, poderíamos utilizar em outras vias públicas e bairros da cidade. Precisamos que a população se conscientize, parando de jogar lixo nessa área e denunciando as Secretarias de Infraestrutura e Órdem Pública, caso isso ocorra novamente”, expõe o coordenador do Programa Tudo Limpo, Ricardo Rocha.

O trabalho de limpeza iniciou na última sexta-feira (07). A equipe trabalhou durante toda a manhã de hoje para concluir o serviço de retirada do lixo. O coordenador do programa, Ricardo Rocha reforçou ainda, que o procedimento adequado a ser realizado é a contratação de veículos que possam jogar os resíduos em áreas apropriadas, onde sirvam como aterro, fonte alternativa e ecologicamente correta.

A fim de coibir esse tipo de degradação, uma parceria firmada com a Secretaria de Ordem Pública intensificará a fiscalização desses pontos.

O programa Tudo Limpo foi criado em fevereiro desse ano e atua na retirada de entulhos, rosto mecânico, patrolamento, cascalhamento, desobstrução de canais, bocas de lobo, açudes, entre outros. Além de levar para as comunidades beneficiadas a junção de inúmeros serviços das secretarias municipais, desde atendimentos a saúde à assistência social.

Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: