quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aprovados no Programa Primeiro Emprego são recepcionados pelo prefeito Julio Lossio



Nesta quarta (19), o prefeito Julio Lossio, compareceu ao SESC Petrolina para recepcionar os 150 jovens beneficiados pelo Programa Primeiro Emprego (PPE). Os contemplados passaram por um processo seletivo, através de um questionário socioeconômico, avaliação social e teste de aptidão e habilidade.

O Programa Primeiro Emprego, tem objetivo de promover a inserção de jovens estudantes sem experiência profissional no mercado de trabalho através de profissionalização, conciliando atividades escolares com o trabalho. Foram disponibilizadas para essa primeira fase do programa 150 vagas, destas 15 foram destinadas a jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), 45 vagas para moradores da Zona Rural e 105 para moradores do centro.

Os contemplados serão distribuídos entre os departamentos, secretarias e entidades da Administração direita e indireta da prefeitura de Petrolina, assinarão um contrato com a Administração Pública por um prazo de seis meses, cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, com uma remuneração de R$ 255,00 por mês.

De acordo com a Secretária de Administração Andréa Gomes Monteiro, esse programa tem o objetivo de promover a entrada de jovens sem nenhuma experiência profissional no mercado de trabalho “procuramos selecionar aqueles adolescentes com renda familiar irregular e moradia inadequada. Agora eles terão uma oportunidade de ter uma profissão, um futuro para eles e para suas famílias”. Para a coordenadora do CASE esse programa é extremamente importante na ressocialização dos jovens que cumpriram medidas socioeducativa “hoje esses adolescentes serão colocados no meio da sociedade, através desse programa vamos dá a oportunidade para que eles não voltem a marginalidade”. Declarou

Julio Lossio explicou o funcionamento da estrutura administrativa da prefeitura, apresentou alguns secretários e explicou sobre a importância desse programa para o futuro dos jovens “Nesta idade, onde ainda não se tem experiência profissional, o mais difícil é conseguir o primeiro emprego, e isso agora vocês têm, e o mérito é de cada um de vocês, agora se dediquem e façam a diferença”, declarou o prefeito. Muito emocionado o estudante da Zona Rural Pabulo Pitacio de 16 anos, falou sobre o que espera para o futuro através do programa. “A minha oportunidade é essa, se não conseguisse teria que trabalhar na roça em um trabalho muito pesado, essa oportunidade vai ajudar muito não só no meu crescimento profissional como toda a minha família”.

Os estudantes, ainda assistiram a uma palestra proferida pela psicóloga Doutora Mônica Souza Cruz, conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco, sobre o segmento organizacional e a importância do primeiro emprego na vida das pessoas.

Texto: Mônica Silvestre
Fotos: Gilson Pereira

Nenhum comentário: