terça-feira, 7 de dezembro de 2010

RH/ SEJA VOCÊ SUA MARCA FORTE


 AUTOR: FLÁVIO MARTINS DA COSTA
*Flávio Martins da Costa é consultor empresarial, palestrante e instrutor dos cursos “Desenvolvimento Gerencial”, “Administração de Pequenas Empresas” e “Administração Racional do Tempo, da FECOMÉRCIO/MG.
www.flaviomartins.com.br
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(031) 9705-7428




Assim como as marcas famosas de refrigerantes, carros, roupas e outros bens que vemos na mídia, você também pode ser uma marca cobiçada por seus clientes.

Se você quer influenciar pessoas e empresas e ter sucesso na vida profissional através do marketing pessoal, deve construir uma marca que impressione positivamente a todos que fazem parte da comunidade que é seu alvo, uma marca que inspire confiança, que seja uma promessa de valor para todos.

Uma marca é um conjunto de sinais externos que identificam um produto ou uma empresa. No caso do marketing pessoal, identificam um profissional e estão vendendo uma pessoa, não apenas um produto ou serviço. E os profissionais bem sucedidos têm sucesso porque souberam criar diferenciais fortes e souberam “exibi-los” e assim se diferenciar de seus concorrentes.

São vários os pontos que somados vão criar sua marca pessoal:

1. Nome: O primeiro ponto é que toda marca precisa de um nome. E não precisa ser o de batismo apresentado por completo. Pode ser parte dele ou mesmo um nome ‘artístico”. Nomes como Pelé, Xuxa, Dida, Ratinho...são nomes artísticos.

2. Visual: Apresentação não é a mesma coisa que beleza e faz a diferença! Cuide dela! Vista-se de acordo com a marca que você quer projetar, fazendo algumas pequenas concessões ao ambiente onde vai estar. Tenha um bom cartão de visitas, tenha comportamento e posturas adequadas à sua marca e local.
3. Qualidade: Não seja apenas bom, seja uma excelência profissional, procure ser o melhor no seu trabalho, em qualidade, cumprimento de prazos e compromissos. Destaque-se. Nunca, mas nunca mesmo deixe um cliente com aquela idéia de que você poderia ter feito melhor, que não acabou tudo...” e procure superar as expectativas de seu cliente.
4. Visibilidade: Seja visível, aproveite ou até mesmo crie as oportunidades de marcar presença na mídia e nos eventos, sem deixar transparecer a idéia do “aparecido” (aquele que “força a barra”). Visibilidade inclui fazer parte de redes de relacionamento, entrevistas em rádio ou tv, palestras, publicação de artigos, etc.
5. Requisitos do Cliente: Observe que sua marca deve transmitir aquilo que o seu público alvo valoriza, sem perder os seus próprios valores.
6. Vitalidade: Transmita vitalidade e para isto cuide bem de sua saúde, faça exercícios, alimente-se adequadamente e durma bem;
7. Positivismo: Emane positivismo através de seu semblante, de suas palavras e pensamentos. Acredite que você pode tudo. E você pode! E transmita isso aos outros!
8. Constância e Paciência: Uma marca precisa estar sempre exposta mostrando suas características e pode demorar a ser valorizada e procurada. Tenha constância e paciência!
9. Acesso e Ação. Uma marca deve ser acessível ao cliente, o produto ou serviço deve estar sempre chegando ao cliente, seja pela facilidade de acesso ou porque lhe foi ofertado. Crie um “ponto de venda” efetivo ou virtual (exemplo: site). No início e em vários momentos não espere que o cliente “correrá atrás de você”, apesar de que isto é que se tende a obter com marcas fortes. Ofereça o seu serviço ao cliente, crie uma estratégia de venda mas nunca o deixe entender que você precisa muito da venda, mas faça com que cliente entenda que é ele que precisa de seu serviço.

Se você souber criar e trabalhar sua marca pessoal e ela passar a mensagem correta, falando para seus potenciais clientes que você tem a solução para suas necessidades e aí, gerada a demanda, pela “lei da oferta e da procura” a sua marca vai alcançar o seu “valor de mercado”.


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