sexta-feira, 16 de março de 2012

CARTA DO PREFEITO JULIO AO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

Exclusão do ENEM na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Senhor Ministro,

1.                      “A Univasf foi criada em 2002 e seu funcionamento efetivo aconteceu em 2004 com a publicação do edital para o primeiro vestibular, ocupando um vazio enorme do semi-árido, região mais deprimida do país. Os jovens do pólo Petrolina/ Juazeiro para alcançar a Universidade teriam que se deslocar cerca de 700 Km. Era grande a inconformação dos jovens sem acesso ao curso universitário.
2.                     Criada a Universidade, um reclame do povo, o governo da União não poupou esforços para sua consolidação. Hoje são 20 cursos de graduação, 4.505 alunos, 392 professores e 279 funcionários. Tudo corria bem para a região até o advento do ENEM. Com o ENEM, o acesso dos jovens nativos do semi-árido está cedendo as vagas da Univasf para estudantes do Centro-Sul.
3.                     Ora, Senhor Ministro, as nossas desigualdades regionais são enormes. A parte fraca do semi-árido não deve contas a outros estados da União para pagar com vagas da Univasf. Pedimos, pois, a Vossa Excelência que, excluindo a Univasf do ENEM, Vossa Excelência mais uma vez reafirme o uso do poder para fazer justiça com a parte mais pobre do Brasil, o semi-árido.
4.                     A nossa Univasf ocupa o espaço mais frágil do Brasil, sertão de Pernambuco, sertão da Bahia e confins do Piauí. Os nossos jovens talentosos não podem perder a oportunidade de sucesso. O ENEM não cabe entre nós."

                        Respeitosamente, Prefeito Julio Lóssio

Um comentário:

Anônimo disse...

Homem ridículo!! Chamando todo mundo de burro e incapacitado!!