domingo, 11 de março de 2012

MTE vai monitorar Operadores do Programa Seguro-Desemprego

Universidade Federal do Ceará (UFC) irá coletar informações sobre o desempenho do Programa Seguro Desemprego para que o MTE possa realizar ações corretivas

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Universidade de Federal do Ceará (UFC) oficializaram, nesta terça-feira (06), a proposta de avaliação e monitoramento das ações de atendimento do Programa Seguro-Desemprego. Pelo projeto, a UFC irá coletar informações sobre o desempenho do Programa, diretamente nos postos conveniados, distribuídos em todo país, para que o MTE possa melhorar o planejamento e realizar ações corretivas quando necessário.
 
Programa Piloto já foi realizado no estado do Ceará e no Rio de Janeiro. Para implantá-lo em nível nacional, outras Instituições de Ensino Superior Federal serão conveniadas e ficará a cargo da UFC a coordenação das atividades.
 
O MTE conta com cerca de 2.500 postos conveniados, entre eles, Superintendências Regionais do Trabalho, Sine Estaduais, Sine Municipais, Sine Parcerias (entidades privadas) e Caixa que atendem ao Programa Seguro-Desemprego. Todos os postos serão visitados pelo Projeto para que sejam verificadas e analisadas todas as condições necessárias para a execução do Programa Seguro-Desemprego.
 
Para o ministro do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos Pinto, o Projeto irá ajudar na melhoraria dos serviços oferecidos ao trabalhador. “Estamos buscando nos aperfeiçoar, constantemente, para atender com eficiência a quem precisa. O convênio com a Universidade Federal do Ceará é uma prova disso”, afirma o ministro.
 
O diretor do Departamento de Emprego e Salário, do MTE, Rodolfo Torelly, avalia a parceira com a UFC como um grande ganho para o MTE e, principalmente, para o trabalhador. “O trabalho da UFC vai ser de grande valia para nós, pois teremos um retorno de como está nosso trabalho lá na ponta para que sejam tomadas às providências necessárias. Hoje não temos esse retorno”, conclui o coordenador.
 
Segundo o pró-reitor da UFC, professor Antônio Salvador da Rocha, a parceira representa oportunidade de melhorias. “O monitoramento das atividades dos operadores do Programa Seguro-Desemprego servirá para que eventuais ajustes possam ser efetuados trazendo melhoria para os trabalhadores”.
 
A Universidade Federal do Ceará foi selecionada em razão de já ser uma das executoras que atuam no ProJovem e também por dispor de um Centro de Estudos e Pesquisas na área de Políticas Públicas. O Projeto atende a recomendações da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Assessoria de Comunicação Social do MTE
(61) 3317- 6537  acs@mte.gov.br

Nenhum comentário: