sábado, 24 de março de 2012

PSDB, PCdoB e PSB juntos contra o PT

ALESSANDRA MELLO


O PSDB pode se aliar ao PCdoB na disputa pela Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana, de Belo Horizonte, que reúne o terceiro maior colégio eleitoral do estado. O candidato dos comunistas na cidade é o deputado estadual Carlin Moura, que tenta trazer para seu lado todos os partidos que integram a base do governador Antonio Anastasia na Assembleia Legislativa. O nome do vice ainda não está definido, mas o preferido dos tucanos para compor a chapa com o PCdoB não é um filiado ao partido e sim um ex-petista, Tilden Santiago, que trocou o PT pelo PSB, em 2008, para poder integrar a equipe do então governador e hoje senador Aécio Neves (PSDB). Tilden é o suplente de Aécio no Senado. O PSDB faria parte apenas da chapa proporcional, mas garantiria Aécio no palanque.

O PSDB oficialmente tem um pré-candidato, o ex-prefeito da cidade Ademir Lucas, porém seu nome enfrenta resistência dentro da própria legenda e o risco de não conseguir emplacar devido a problemas com a Lei Ficha Limpa. Em 2010, Ademir Lucas chegou a ter sua candidatura a deputado estadual impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, mas ela acabou sendo liberada devido ao entendimento de que a Lei Ficha Limpa não poderia ser aplicada por ter entrado em vigor menos de um ano antes do pleito. Mesmo assim, ele não conseguiu se eleger.

A aliança em Contagem repeteria a coligação que está sendo articulada em Belo Horizonte para a reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), com a presença do PSDB, , PCdoB e outros partidos da base de Anastasia, mas sem o PT, pois o partido já lançou para a disputa o nome do deputado estadual Durval Ângelo, que conta com o apoio da atual prefeita Marília Campos (PT). Em Belo Horizonte o PT decide no domingo se aceita a reedição da chapa com Lacerda e se fará algum tipo de restrição à participação dos tucanos na coligação.

EstratÉgia nacional A possibilidade de o PSDB se aliar ao PCdoB para tentar derrotar o PT na disputa por Contagem faz parte de uma estratégia maior do partido, de desalojar os petistas do comando das maiores cidades do estado. Como não tem um nome forte, os tucanos podem apoiar o PCdoB para tentar chegar à prefeitura no caso de uma eventual vitória do deputado Carlin Moura.

O pré-candidato do PCdoB nega que tenha conversado sobre esse assunto com Aécio Neves. “Estamos dialogando com os partidos que compõem a base do governo Anastasia na Assembleia e que apoiaram a administração de Aécio, mas o PSDB não faz parte dessa discussão, pois a legenda tem um pré-candidato, o ex-prefeito Ademir Lucas, e respeitamos sua candidatura”, afirmou Carlin Moura, deixando claro que não está fechada a possibilidade, contudo. “Se por uma eventualidade o senador Aécio Neves e seu partido vierem a fazer parte da nossa chapa, eu ficaria lisonjeado, mas essas conversas não existem”, garantiu.







Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: