segunda-feira, 19 de março de 2012

Profissionais da SMS participam da II Semana Farmacêutica da Univasf


A II Semana Farmacêutica, promovida pelos estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), discutiu o papel do farmacêutico do Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com a participação ativa dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), que apresentaram suas experiências na assistência farmacêutica aos usuários do SUS no município. O evento abriu espaço para palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e exposição em painéis a fim de congregar saberes acerca da participação do profissional farmacêutico no sistema público de saúde.

Em uma mesa-redonda, realizada na terça-feira (13), o coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Bruno Klécius, e o farmacêutico Marcelo Alves, ambos da SMS, discutiram com outros profissionais, as experiências e desafios do NASF, e, quinta-feira (15), a coordenadora de assistência farmacêutica da SMS, Maria Theresa Morais, ministrou a palestra ‘Acompanhamento farmacoterapêutico em hipertensão e diabetes’, expondo para os estudantes exemplos práticos do atendimento aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O evento ainda premiou os melhores trabalhos apresentados com menção honrosa. Entre eles, ‘Elaboração de uma Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME): instrumento norteador da Assistência Farmacêutica em Petrolina’ e ‘Polifarmácia: riscos de interações e reações adversas no uso de medicamentos por idosos’, dois dos três trabalhos produzidos pelo estudante Raimundo Gonçalves de Oliveira Junior, sob a orientação da coordenadora de assistência farmacêutica da SMS. “Essa parceria é muito boa porque você tem a oportunidade de encontrar profissionais com uma vivência prática, às vezes, maior que a dos nossos professores. Isso reflete positivamente na maneira como vamos exercer a profissão no futuro”, afirmou o estudante do 5° período.

Para Maria Thereza Morais, a participação da equipe da SMS em eventos desse tipo garante a ampliação da integração entre ensino e serviço. “Precisamos estar inseridos nesses espaços de academia para provocar a formação de profissionais cada vez mais habilitados para trabalhar em nossas unidades e qualificar os nossos serviços de saúde”, afirmou a coordenadora de assistência farmacêutica, ressaltando também a necessidade de estabelecer uma parceria com as instituições de ensino para ampliar a formação dos estudantes.

Texto: Eneida Trindade/ Foto: Arquivo SMS

Nenhum comentário: