sábado, 24 de março de 2012

Ex-ministra da Noruega pede cautela com pré-sal

PEDRO VENCESLAU


Gro Brundtland, ex-primeira ministra da Noruega, recomendou cautela ao Brasil na exploração das jazidas de petróleo descobertas recentemente na camada do pré-sal.

Durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade, evento organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que acontece em Manaus, ela afirmou que há uma série de riscos ambientais relacionados à atividade petrolífera.

"Nos últimos 50 anos, as perfurações em mar aberto têm gerado vários problemas. A Noruega é um dos países que têm feito esse tipo de exploração, e aprendemos muitas coisas."

A ex-primeira ministra, disse que ficou contente ao ver as mudanças ocorridas no Brasil nos últimos 25 anos.

"A visita que fizemos à cidade de Cubatão, que 27 anos atrás era um terrível modelo de poluição industrial, destaca um exemplo de que podemos mudar as coisas com políticas ambientais e tecnologia. Cubatão está diferente."

Questionada se a palavra sustentabilidade é corretamente aplicada, a ex-ministra lembrou "sustentabilidade é uma palavra que pode ser vazia ou significar a busca pela erradicação da pobreza, pela igualdade social e o respeito ao meio ambiente. Tudo isso faz parte do conceito de desenvolvimento sustentável. Precisamos observar o que as pessoas estão fazendo nesse conceito, e não as palavras que elas estão usando".

 Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário: