segunda-feira, 19 de março de 2012

Brasileiro é morto por policiais na Austrália

Um estudante brasileiro de 21 anos foi morto na madrugada de domingo (18) na região central de Sydney, na Austrália, durante uma abordagem policial. 

Segundo a polícia local, houve um assalto a uma loja de conveniência na rua King por volta das 5h30 --um pacote de biscoitos foi levado. Policiais foram chamados e chegaram ao local em poucos minutos, mas o ladrão já havia fugido. 

Uma guarnição de seis agentes fez buscas pela região e, segundo a polícia, localizou um suspeito na rua Pitt. 

O suspeito era brasileiro e fugiu da abordagem, ainda conforme a polícia. Os policiais o perseguiram e, durante um confronto, dispararam uma arma de choque elétrico e usaram spray de pimenta. 

Uma testemunha da ação disse ao jornal australiano "Sydney Morning Herald" que, mesmo depois de caído no chão, ele tentou se livrar e foi atingido pelo menos mais três vezes com a arma de choque, do modelo Taser. A ação foi filmada por uma câmera de segurança de um café da rua e exibida na TV australiana. 

A testemunha disse que o brasileiro estava sem camisa e sem nada nas mãos quando a polícia o avistou. "Ele corria tanto quanto podia. Suas calças estavam caindo, eu achei que ele estivesse apenas bêbado e que os policiais estavam tentando capturá-lo'', disse. 

Ela ainda revelou que o jovem gritou por socorro quando recebeu os choques, até desmaiar. Segundo a polícia, o jovem teve uma parada cardiorrespiratória. Policiais e paramédicos chamados ao local tentaram reanimá-lo, sem sucesso.
A polícia disse que uma equipe de investigação, formada por membros do departamento de homicídios, foi acionada para apurar as circunstâncias da morte do brasileiro. O resultado ainda será revisto por oficiais da área de padrões profissionais. 

Ao "Sydney Morning Herald", a polícia disse já ter entrado em contato com familiares da vítima no Brasil, mas que ainda não foi feita uma identificação formal. A polícia também vai realizar exames para saber se o jovem estava drogado ou alcoolizado e se isso pode ter contribuído em sua morte. 

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro já acionou seu consulado em Sydney para tomar as providências cabíveis e aguarda informações sobre o ocorrido. Informou também que, até o momento, o governo da Austrália não confirmou oficialmente a morte do brasileiro no país. 

Fonte UOL/ Folha.com

Nenhum comentário: