sábado, 7 de maio de 2011

Mundança cultural

Por Renata Sampaio (enviado por e-mail)
Boa Tarde

Acredito que precisemos fomentar e divulgar ações nos diversos veículos de comunicação, no intuito de conscientizar o cidadão da importância de sua participação no acompanhamento e fiscalização do trabalho de nossos representantes, nas diferentes esferas de governo.

Lamentavelmente, ao eleger os representantes do povo no governo, o brasileiro acredita ter cumprido seu papel como cidadão. Não existe uma cultura em se acompanhar a trajetória dos escolhidos durante o período em que estiverem ocupando um cargo público, independente de qual seja ele.

Assim, acabamos sujeitos a ter que tolerar  irregularidades, exatamente  por não acompanharmos o trabalho de quem elegemos, exigindo  responsabilidade e comprometimento com o coletivo. Esta postura do cidadão consequentemente acarreta a ausência de cobranças e punições aos que hajem com irresponsabilidade.

 A crença na impunidade é crescente e nossa omissão  se volta contra nós mesmos, estimulando cada vez mais a corrupção, a falta de transparência com o gasto público e o desconhecimento de projetos e ações  desenvolvidos. A vontade política em  aprovar  projetos com foco individualista e que beneficiam a poucos, se torna cada vez mais frequente, enquanto a prioridade deveria ser exatamente o oposto. 

Infelizmente os representantes que nós mesmos elegemos, se esquecem que estão onde se encontram  para defender os interesses coletivos. E nós, cidadadãos trabalhadores e honestos, esquecemos que poderíamos ter mais influência e poder de mudança do que não nos agrada ou satisfaz, se fôssemos mais participativos e atuantes no cenário político do país.

Nenhum comentário: