quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ministro entrega armas não letais no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 17/05/2011 (MJ) – Ao participar da inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no morro São Carlos nesta terça-feira, no Rio, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou que as UPPs representam hoje a conquista da paz e esse é também o objetivo da Campanha Nacional do Desarmamento, lançada em 6 de maio. "É comum se falar em conquista de território de um Estado que quer dominar o outro.  Aqui temos uma conquista como poucas, a conquista da paz", entatizou Cardozo ao lado do governador Sérgio Cabral. 

O ministro e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, entregaram 315 armas não letais ao governo do Rio de Janeiro para o trabalho nas UPPs. O governador Cabral agradeceu a parceria do Ministério da Justiça e afirmou que as UPPs representam uma "mudança de paradigma" na segurança e são "pontos fundamentais para cidadania". A unidade do morro São Carlos, no Estácio, foi a 17ª UPP inaugurada na capital fluminense.

O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a receber o armamento não letal. O ministro anunciou que mais duas mil armas deste tipo serão entregues em breve. O objetivo é equipar ainda mais os policiais que trabalham nas UPPs cariocas.

A capital fluminense foi escolhida para ser a pioneira no projeto de armamento não letal justamente por conta da experiência de pacificação realizada nas comunidades. "Enviamos essas armas para o Rio de Janeiro porque a polícia aqui trabalha com a intenção de mudar o pensamento de que a polícia deve matar", afirmou Cardozo. "O Rio de Janeiro é um exemplo não só para o Brasil, mas para outros países".

Terceira UPP do complexo do São Carlos, a unidade inaugurada nesta terça-feira vai beneficiar 17 mil moradores dos morros da Mineira, Querosene, Zinco e São Carlos. Segundo o governo do estado, a pacificação deve levar segurança também para aproximadamente 200 mil moradores que vivem no entorno das comunidades.

Nenhum comentário: