terça-feira, 17 de maio de 2011

Equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública visita quiosques que serão revitalizados em Petrolina

No intuito de dar continuidade ao Programa de Revitalização de quiosques, o Secretário de Ordem Pública, Marcelo Cavalcanti, visitou no último dia 11, novos estabelecimentos cadastrados no Programa. Acompanhado pela gestora da Usina de Projetos, Marlize Mainardes, da arquiteta Mônica Nahu, e do gerente de fiscalização, Leoclécio Lima dos Santos, o Secretário verificou a documentação dos comerciantes, apresentou a planta arquitetônica dos quiosques e assinou o termo de liberação para a reforma.

O programa prevê a substituição das barracas antigas, de chapa, por quiosques padronizados, de alvenaria, cada um com 30 m². A Prefeitura concede o espaço, a planta, a autorização de instalação e o alvará de funcionamento. Em contrapartida, o proprietário assume os custos da construção, se compromete a cuidar da praça na qual está acomodado e a cumprir as normas de segurança e higiene necessárias a qualquer estabelecimento comercial.

“A partir desse programa, os comerciantes poderão explorar áreas públicas de maneira mais adequada, respeitando o ordenamento público. Nós vamos acompanhar esse processo, verificando a aceitação da comunidade para que não haja nenhum conflito”, declarou o secretário Marcelo Cavalcanti, lembrando que alguns dos proprietários dos quiosques estão alocados nas praças há mais de dez anos e seria injusto retirá-los desses espaços, já que eles possuem alvará de funcionamento e licença de instalação.

Em cerca de dois meses de atuação, o programa revitalizou três barracas, e mais três estão prontas para iniciar as obras. A senhora Vera Lucia Pereira Freira, que tem um estabelecimento na Praça Manoel dos Arroz, Vila Mocó, há mais de quatro anos, está ansiosa para ter o seu quiosque reformado e reconhece a importância do Programa, “Essa é a oportunidade que eu tenho para melhorar a estrutura da minha barraca e oferecer comodidade aos meus clientes”, concluiu.

Texto e Foto: Eneida Trindade

Nenhum comentário: