terça-feira, 17 de maio de 2011

SDS inicia Curso de Formação de Cabos

A Secretaria de Defesa Social - SDS, através da Gerência Geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária - GGAIIC, realizou, na manhã desta segunda-feira (16), a aula inaugural do Curso de Formação de Cabos – CFC. A solenidade ocorreu no Campus de Ensino Metropolitano – CEMET I, localizado no Km 8,3 da BR 232, Curado.

O Curso terá uma carga horária de 220 horas/aula, com duração média de 32 dias e composto por aulas teóricas, além do estágio prático relativo à função. Serão formados 622 novos cabos, sendo 400 da Polícia Militar e 222 do Corpo de Bombeiros, para atuarem, principalmente, no combate à violência na Capital, Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado.

Para o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a abertura do curso é o resultado de mais um compromisso assumido pelo Governo do Estado. “Eu, na qualidade de secretário de Defesa Social, não poderia deixar de agradecer ao governador Eduardo Campos pelo apoio dispensado à segurança pública, principalmente com investimentos no recompletamento das Polícias e na capacitação", disse.

“Gostaria, também, de apresentar os parabéns pelos excelentes trabalhos que vocês vêm realizando em Pernambuco, proporcionando melhores dias em termos de segurança à população”, completou Damázio.

Desde o início da 1ª gestão do governador Eduardo Campos, iniciada em 2007, a Academia Integrada de Defesa Social - ACIDES já formou 3.017 cabos na PM e 478 no CB. Para o ano de 2011 está prevista a realização do Curso de Formação de Cabos para 2.000 policiais militares.

O comandante geral da PM, coronel Tavares Lira, falou da possibilidade de ascensão profissional dos policiais militares. “Para mim é um prazer imenso estar falando a todos vocês que hoje iniciam mais um curso de cabo. Nós estamos vendo o procedimento de uma gestão que a cada dia forma novos graduados na Polícia Militar. Antes, não havia perspectiva de curso, mas agora eles acontecerão com mais frequência”, destacou.

No CEMET I, os policiais militares irão cursar disciplinas como Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Instrução de Tiro Defensivo com Preservação da Vida, Técnicas de Abordagem e Polícia Comunitária, dentre outras. Já os Bombeiros Militares vão participar de aulas no Centro Metropolitano de Ensino II com disciplinas de salvamento, combate a incêndio e aprimoramento de técnicas de primeiros socorros, entre outras.

Com 45 anos de idade e 23 de serviço na PM, o aluno do CFC, Eurico Martins de Oliveira, falou da satisfação em realizar o curso. “Para mim esse curso é uma realização pessoal e lá em casa está sendo uma festa. Eu tenho um filho de 12 anos e a alegria dele é tão grande que até parece que depois de formado eu vou ser coronel. É realmente maravilhoso poder proporcionar essa felicidade para a minha família”, comentou.

Para o aluno Elismarcos Nunes da Silva, que trabalha no Corpo de Bombeiros há 17 anos, o curso é um reconhecimento pelos serviços prestados. “Fazer esse curso é uma grande felicidade, tanto para mim como para a minha família. Com ele eu serei melhor reconhecido e ainda tenho a possibilidade de chegar no grau mais elevado da Corporação”, disse Nunes, se referindo ao Quadro de Oficiais da Administração, que permite o soldado chegar ao posto de major na ativa e tenente coronel na reserva.

Estiveram presentes ao evento o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, o Gerente da GGAIIC, Manoel Caetano Cysneiros, o comandante do Campus de Ensino Mata - CEMATA, coronel José Carlos, o comandante do CEMET I, tenente coronel Adeilton Rosendo e o comandante do CEMET II, tenente coronel Livson Vasconcelos, dentre outras autoridades militares.

Nenhum comentário: