terça-feira, 31 de maio de 2011

Gestores e Coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Petrolina participam de reunião sobre a Parmep 2011‏

Na tarde de ontem (30), a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SEMP) realizou reunião com todos os gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino para orientá-los sobre a avaliação da Política de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Petrolina (Parmep) 2011, que ocorrerá em junho. O evento foi realizado no auditório do Sest/Senat e contou com a participação da Assessora de Assuntos Especiais da Secretaria de Educação, Emília Ribeiro, da Coordenadora do Programa Qualiescola em Petrolina, Lucineide Morais e da Coordenadora Estadual do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) em Pernambuco, Iran de Fátima Freitas.



Durante o evento, acompanhado por 150 gestores e coordenadores, foram repassadas orientações sobre todo o processo necessário para a avaliação do Parmep que será realizado nos dias 07, 08 e 09 de junho, em 77 Escolas Municipais de Petrolina, aos alunos do 2º ao 9º ano.



Nos três dias de avaliações, mais de 21 mil alunos serão analisados nas habilidades de Matemática e Português. No primeiro dia da avaliação, os alunos realizarão produção de texto; no segundo dia, farão provas de leitura e interpretação da língua portuguesa; e no último dia, serão avaliados nas habilidades de matemática. Após as aplicações das avaliações, os gestores deverão enviar à Secretaria de Educação, no prazo máximo do dia 13 de junho, as folhas de respostas e de leitura óptica, que logo em seguida seguirão para o IQE em Recife, para análise.



Segundo a Coordenadora Estadual do IQE em Pernambuco, Iran Freitas, que ministrou a palestra sobre o processo de avaliação dos alunos do 2º ao 9º ano, as informações não só orientam sobre como aplicar a avaliação, mas explicam como é importante obter esse resultado após as provas aplicadas, para poder a partir disso, observar as metas estabelecidas, as alcançadas e que aspectos devem melhorar no ensinamento das escolas municipais. Os alunos que não obtiverem bons resultados receberão reforços com materiais didáticos para que aprendam os conteúdos que não conseguiram desempenhar naquele determinado semestre.



Para o gestor do núcleo 24, que corresponde às Escolas Municipais Luiz de Souza, São José e Santa Cruz, Paulo José Vieira, a reunião foi enriquecedora. “É muito importante tratarmos desse assunto, porque a partir desse diagnóstico que é realizado após o resultado da avaliação, todas as escolas podem direcionar as atividade de intervenção. Além disso, a orientação é fundamental nesse processo de avaliação”, ressaltou.



A Assessora de Assuntos Especiais da SMEP, Emília Ribeiro, que também se fez presente na ocasião, enfatizou a importância dessa etapa de avaliação. “Nessa reunião, os gestores puderam tomar conhecimento das metas estabelecidas e construídas por todos os envolvidos para o desempenho da educação pública, algo que é de responsabilidade de todos nós. Cientes assim, do compromisso de todos, partindo da Secretaria de Educação, dos gestores municipais, dos coordenadores pedagógicos, dos alunos e de toda família”, afirmou.



Os discentes do 2º ao 9º ano passam por esse processo de avaliação a cada seis meses. Segundo a Coordenadora Estadual do IQE, Iran Freitas, a previsão é de que no início do segundo semestre de 2011, os resultados das avaliações aplicadas nos dias 07, 08 e 09 sejam enviadas as Escolas da Rede Municipal de Petrolina.

Texto e Foto: Élida Maria

Nenhum comentário: