domingo, 22 de maio de 2011

Minibiblioteca beneficia 200 alunos da área rural de Petrolina

Petrolina (PE) - Mais de 200 estudantes da Escola Dom Antônio Malan, na comunidade de Lajedo, zona rural de Petrolina (PE), estão sendo beneficiados pelo Projeto Minibibliotecas, idealizado pela Embrapa em 2004. A chegada da biblioteca na comunidade do entorno do Projeto Pontal deve-se à intervenção do Projeto Pontal Sequeiro, por meio da Codevasf e da empresa Projetec, gestora do programa. 

O acervo da minibiblioteca da escola possui 120 títulos de livros, cartilhas e folhetos, 40 títulos do programa de rádio “Prosa Rural” e 37 títulos de vídeo do programa “Dia de Campo na TV”, ambos produzidos e veiculados pela Embrapa. “Todos os títulos contêm informações direcionadas e úteis ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária contemplando a realidade de cada região”, destaca a bibliotecária da Embrapa Semiárido em Petrolina, Gislene Brito Gama. 

A biblioteca montada pela Escola Dom Malan em Lajedo tem ambiente climatizado e dispõe de computadores conectados à internet. O acervo ainda foi complementado por obras de grandes autores como João Guimarães Rosa, Gabriel García Márquez e Fernando Sabino, além de dicionários de português.
“A minibiblioteca vai proporcionar conhecimento de forma contextualizada”, aposta o gerente de Irrigação da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana. Dirigindo-se aos estudantes, ele destacou que as produções impressas e audiovisuais serão muito úteis à comunidade já que tratam de assuntos relacionados ao semiárido.

O Projeto Minibiblioteca da Embrapa está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros e também na África. O projeto disponibiliza informações e tecnologias geradas e/ou adaptadas pela Embrapa, e outras instituições de pesquisas, conforme as necessidades do campo nas várias regiões do Brasil. 

A cerimônia de inauguração da minibiblioteca em Lajedo contou com a presença de alunos, professores, empregados da Codevasf, extensionistas da Projetec e a secretária de Educação do município, Célia Regina Carvalho.

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário: