terça-feira, 24 de maio de 2011

Secretaria de Educação de Petrolina realiza teste de competência técnica para seleção dos gestores municipais

Na manhã de Domingo (22), os inscritos no processo seletivo para gestores escolares municipais participaram do teste de competência técnica na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape), no bairro Vila Eduardo. Na ocasião, estiveram presentes a Secretaria Municipal de Educação, Célia Regina e a Diretora de Gestão de Rede, Gilmara Lacerda. A prova iniciou às 9h15 e teve duração de 4h.

Para essa primeira etapa do processo seletivo foram inscritas 283 pessoas que concorrem a 50 vagas para gestores das escolas municipais. Após aprovação nessa etapa eliminatória, os candidatos a gestores devem criar uma chapa, passarem por votação nas escolas e, se eleitos, devem participar de um curso de capacitação realizado pela Secretaria de Educação para que os futuros gestores, vice-gestores e secretários tenham a formação necessária para a administração de uma unidade escolar do município.

A prova aplicada ontem (22) pela Facape foi composta por 40 questões distribuídas da seguinte forma: 10 questões de português, sendo 9 objetivas e 1 subjetiva (produção textual) e mais 30 questões objetivas, sendo 15 sobre gestão escolar e mais 15 sobre Legislação da Educação Básica. Os candidatos com alguma deficiência obtiveram provas adaptadas às suas necessidades, de acordo com as declarações feitas no formulário de inscrição.

A Secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho, visitou as 6 salas onde estavam os candidatos à seleção, desejando-lhes boa prova e num gesto simbólico entregou o primeiro caderno de provas em cada sala. De acordo com Célia Regina, o número de pessoas interessadas em participar da seleção demonstra que a função é bem desejada pelos profissionais da área. “Esse número de pessoas que almeja assumir a gestão escolar mostra que a função é atrativa graças à organização escolar da atual gestão. Percebo que nessas seis salas que visitei há pessoas comprometidas e de níveis elevados pleiteando assumir um cargo”, comentou.

Os gabaritos e a prova da seleção ocorrida ontem já estão disponibilizados no site da Facape (www.facape.br). Segundo o Presidente da Comissão de Concursos e Vestibulares da Facape, Pedro Norberto, houve 21% de abstenção da prova. Ainda segundo Norberto, a previsão é de que até o próximo sábado (28), saia o resultado final da seleção.
 
Texto e foto: Élida Maria/ Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário: