quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina implantará mais uma horta do Projeto Hortigranja Sustentável

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Petrolina está implantando, no Sítio Boa Vista, em Pau Ferro, na próxima semana, a quinta horta do projeto Hortigranja Sustentável, realizado em parceria com o Sest/Senat, cujo objetivo é contribuir com o fortalecimento da agricultura.

O Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Fábio José de Souza explica que o Projeto Hortigranja, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Petrolina que visa beneficiar pequenas famílias rurais, melhorando a qualidade de vida do agricultor familiar, dignificando e gerando renda para as famílias contempladas. “O projeto consiste na implantação de unidades da Tecnologia Social do Núcleo Agroecológico Integrado e Sustentável no município”, destacou.

Ainda de acordo com Fábio José, o Hortigranja é um projeto muito promissor. “Podemos afirmar que o projeto já é um sucesso. Inicialmente, quatro hortas foram implantadas no interior e implantaremos mais uma na próxima semana. A meta do prefeito Julio Lossio é que sejam implantadas mais 10, correspondendo a um total de 15 projetos sustentáveis, ou seja, em cada projeto, dez famílias são selecionadas. A prefeitura e o parceiro entram com o pessoal todo material necessário para a implantação, como: caixa de 5 mil litros, sistema de gotejamento, galinheiro, sementes para o plantio, galinhas e treinamento inicial”, explicou.

O Diretor explica que o Hortigranja tanto proporciona uma boa alimentação para as famílias envolvidas, como gera uma renda alternativa que, deve ser investida na própria horta, até que ela se torne autossustentável.

Texto: Lidiane Souza/ Foto: Patricias Telles

Nenhum comentário: