sábado, 19 de fevereiro de 2011

INFLAÇÃO

Segundo IBGE, grupos de Alimentos e Bebidas e o de Transportes contribuíram com 0,56 ponto percentual no IPCA
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse neste mês de fevereiro que a variação de 0,83% na inflação no mês de janeiro já era esperada pelo governo.  

O valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na avaliação do ministro, o IPCA de janeiro reflete a inflação de commodities, que está forte no mundo todo, somada à pressão sazonal neste mês sobre os preços no segmento de transporte e de educação. Em janeiro do ano passado, o indicador ficou em 0,75%. 

“Não é um problema só do Brasil. Transporte e educação em fevereiro caem. E acredito que mesmo as commodities vão ter uma trajetória descendente ou estável nos próximos meses”.

Para Mantega, a expectativa é de que na divulgação dos próximos índices a tendência seja de arrefecimento da inflação: “A partir de março e abril vocês vão ver o índice diminuindo”, avaliou.

De acordo com o IBGE, alimentação, transporte e bebidas foram os grupos que mais pressionaram o índice. A contribuição desses grupos somou  0,56 ponto percentual, o equivalente a 67% do IPCA no mês. 

O ministro também negou que esteja sendo estudada a elevação da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras sobre as compras realizadas com cartão de crédito no exterior: “Ninguém pensou em nada”. 
 Acervo: Ministério da Fazenda

Nenhum comentário: