quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Prefeitura garante a construção de mais cem casas em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina firmou uma parceria com a Organização Não-Governamental Habitat para a Humanidade - Brasil, especializada em construção de moradias e com atuação no âmbito internacional, no intuito de construir habitações populares no município. O projeto será financiado pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), garantido através do Ministério das Cidades.

Na sexta-feira (11), o Superintendente de Habitação da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente – SEPUMA, Edinaldo Lima, e o engenheiro civil e consultor da ONG, Daniel Girão, estiveram na Caixa para protocolar o contrato de construção de mais cem casas no município. As obras das novas moradias, destinadas à famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, devem ser iniciadas dentro de 120 dias, no bairro Pedra Linda.

Segundo Daniel Girão, a Habitat atua em cem países, buscando o desenvolvimento da comunidade por meio da reforma, construção e melhoria de moradias. A ONG trabalha desde 1996 com esse tipo de empreendimento habitacional. “Procuramos sempre parcerias com prefeituras que tenham o perfil de trabalhar pelo social. Também procuramos envolver as pessoas nas decisões e na construção de suas próprias casas”, destaca. De acordo com Girão, o diálogo entre a Prefeitura e a ONG já vinha acontecendo desde 2009. “Percebemos que município de Petrolina tem interesse em diminuir o déficit habitacional, por isso se encaixa no perfil exigido pela instituição”, explica.

O município buscou o apoio da instituição para conseguir o financiamento, que o Ministério das Cidades destina apenas para entidades sem fins lucrativos. “Em contrapartida, a Prefeitura já cedeu o terreno, vai acompanhar a construção, contratar a mão-de-obra e ainda será responsável pela infraestrutura de saneamento das novas habitações”, completa o superintendente Edinaldo Lima.

As famílias contempladas serão escolhidas a partir de um cadastro já realizado pela Superintendência de Habitação, que inclui famílias com renda familiar de até um salário mínimo e que tem os seus documentos regularizados.

Texto: Eneida Trindade

Nenhum comentário: