quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Petrolina terá novo sistema de transporte público

No intuito de preparar Petrolina para o futuro e proporcionar maior conforto para as pessoas que utilizam diariamente, o transporte público da cidade, o prefeito Julio Lossio assinará, nesta quinta-feira (10), às 10 horas, no Gabinete Municipal, a Ordem de Serviço para iniciar um estudo sobre o sistema de transporte coletivo municipal e para a elaboração do projeto executivo da implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT.

Petrolina está crescendo em um ritmo acelerado, a cada mês, segundo informações da Empresa Petrolinense de Transito – EPTTC, são cerca de três milhões de passageiros transportados. Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontam uma população de 294 mil habitantes residentes na cidade, dos quais 74,57% vivem na área urbana. Com essa realidade, o município está alcançando o patamar de metrópole e na medida em que isso ocorre, chega o momento de ajustar a sua infraestrutura e redefinir o seu sistema de transportes, essa é uma das metas do prefeito Julio Lossio.

De acordo com o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Junior, o trabalho que será desenvolvido pelo Consórcio Linha Verde pode ser dividido em dois eixos. O primeiro consiste em um diagnóstico da situação atual do transporte coletivo no município, que identificará as principais deficiências no funcionamento desse sistema, bem como a análise de cada linha, os horários de maior fluxo de passageiros, o modelo tarifário, a demanda de passageiros por bairro e os destinos mais procurados.

A partir desse estudo, será possível definir o formato do novo sistema de transporte público de Petrolina, o posicionamento dos novos terminais de passageiros e a localização dos terminais de integração do sistema de transporte. “O objetivo do prefeito Julio Lossio é criar um formato no qual cada pessoa possa de deslocar de um ponto a outro da cidade pagando apenas uma passagem. Nossa expectativa é que esse diagnóstico indique o futuro do sistema de transporte do município para os próximos 20 anos”, completa Geraldo Junior.

O segundo eixo, ainda de acordo com o secretário, refere-se à elaboração do projeto executivo do VLT. Na primeira etapa do projeto, contará com dois quilômetros de linha férrea, do hotel Grande Rio ao Centro de Abastecimento de Petrolina – CEAPE, mas a intenção é ampliar essa distância até a rotatória do bairro Pedra Linda. A opção por inserir o VLT no município, que já vem sendo adotado por várias cidades no Brasil e no Mundo, coloca Petrolina no caminho da modernização.

Para o secretario Geraldo Junior, a reformulação do sistema de transporte coletivo é mais um grande avanço do município e uma preocupação da gestão Julio Lossio em trazer mais qualidade de vida para a população de Petrolina. “Essa redefinição vem para proporcionar melhorias ao sistema viário de trânsito, pois na medida em que se aprimora o transporte coletivo, a quantidade de veículos na área central da cidade diminui. Isso é bom para o município, para o meio ambiente e para a população”, finalizou.

O projeto estrutural com o diagnóstico tem um prazo de 6 meses para ser concluído. A estimativa da prefeitura é de que as obras rodoviárias sejam iniciadas logo após o recebimento do estudo. Para a construção do VLT, o prefeito Julio Lossio está buscando parceria com o Governo Federal e com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Texto: Eneida Trindade

Nenhum comentário: