sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Econômico define estratégias para biênio 2011/2012

Audiências públicas, visitas e debates sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento da economia pernambucana, estão previstas no planejamento para o biênio (2011/2012), da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe. O cronograma, apresentado durante encontro do colegiado, prevê, para março, uma audiência pública, a fim de discutir a instalação da montadora Fiat do Brasil, em Suape. A ideia foi do deputado Betinho Gomes (PSDB).

No mês de abril, uma audiência pública com enfoque na ocupação dos postos de trabalho. Em maio, o tema será a Refinaria Abreu e Lima, no que diz respeito à geração de emprego e renda. No mês seguinte, uma visita ao Polo Têxtil de Pernambuco.

Até o final de 2011, ainda serão analisadas as perspectivas do Polo Gesseiro; o turismo como atividade econômica e o impacto das escolas técnicas e universidades instaladas no Interior. Uma visita do colegiado ao Porto de Suape para analisar a geração de emprego e renda, bem como os resultados desses investimentos para a região, também integram a pauta de trabalho.

Um encontro com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, foi sugerido pelo deputado Vinícius Labanca (PSB). A ideia é colocar o colegiado à disposição, visando colaborar com as ações desenvolvidas pelo Governo. O deputado Diogo Moraes (PSB) considerou a medida necessária para conhecer as diretrizes que estão sendo traçadas em prol do potencial pernambucano.

A necessidade de realizar um debate em torno da interiorização das universidades é mais uma ação na pauta e foi destacada pelo deputado Sebastião Oliveira Júnior (PR). Líder do Governo na Alepe, Waldemar Borges (PSB) parabenizou o presidente da Comissão, deputado Leonardo Dias (PSB), pela iniciativa e ressaltou a importância de o colegiado interagir com as medidas implementadas pelo Poder Executivo.

“A Comissão analisa questões muito amplas que envolvem o crescimento da economia local. Podemos citar como exemplos a interiorização das universidades; os impactos com a Transposição do Rio São Francisco e as indústrias instaladas no Porto de Suape. Ao longo desse biênio, temas de grande importância serão analisados”, destacou Dias. O deputado Adalto Santos (PSB) também participou do encontro.

Nenhum comentário: