sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mais segurança no Carnaval: Eduardo nomeia 1.953 novos PMs

Roberto Pereira/SEI
O Carnaval 2011 em Pernambuco ganhou um reforço no quesito segurança. Nesta sexta-feira (18/02), o governador Eduardo Campos nomeou 1.953 novos soldados da Polícia Militar (PM), que terão como primeira missão garantir a paz nos polos de animação espalhados pelo Estado. A solenidade de formatura dos ex-alunos aconteceu no Quartel do Derby e reuniu familiares e amigos dos novos PMs.

Até o desfile do Camburão da Alegria, no próximo dia 13 de março, os novos policiais irão atuar nas prévias carnavalescas e também no período de Momo, levando mais tranqüilidade aos pernambucanos que forem brincar o Carnaval. Depois, os novos soldados serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada batalhão do Estado.


“O trabalho começa desde já. Eles, inclusive, vão ter um posicionamento especial durante todo o carnaval: vão ajudar no esforço da segurança para depois, aí sim, serem lotados nas diversas AIS (Áreas Integradas de Segurança), definidas pelo Pacto pela Vida”, disse Eduardo.

Com a entrada dos novos praças, o efetivo da PM sobe para 19.642 homens. Desde 2007, 6.500 policiais foram contratados, o que representa um incremento de 40% na força policial. “Se irmanem com os companheiros de tropa no sentido de conseguirmos melhores resultados que os do ano passado. A chegada de vocês é a certeza de que as nossas metas serão conquistadas”, afirmou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

Para este curso de formação, que teve 1.062 horas/aula e iniciou-se em agosto do ano passado, foram investidos pelo Estado mais de R$ 21 milhões. Além das aulas teóricas de Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Ética, Técnicas de abordagem e outras, os tiveram um estágio prático relativo à função. Instruções de Policiamento em Praças Desportivas e Atendimento ao Turista também constaram na grade, visando a Copa do Mundo 2014.

O soldado Marcos Murilo Guerra, 26, tentava entrar na Polícia Militar desde os 18. “Era um sonho antigo que eu tinha. Sempre quis ser policial. Agora é usar o que aprendi no curso, por em prática as aulas, atuar sempre com respeito aos cidadãos”, contou Guerra, que, durante o carnaval, prestará serviço na av. Agamenon Magalhães e arredores. 

Marcos Murilo falou ainda da expectativa de receber os turistas durante a Copa do Mundo de 2014 e já planeja ser promovido até lá. “Aprendemos como se comportar para receber também os visitantes. Daqui a três anos quero fazer curso para sargento, e, com certeza, estudar para chegar um dia ao posto de oficial”.

Nenhum comentário: