quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Palestra reinicia ano de 2011 do Programa Municipal Tolerância Zero, Cidadania Dez


Cap PM Costa/ 5º BPM
Com o objetivo de estabelecer um contato mais próximo e conhecer através da população as principais demanda de segurança, na noite de ontem (15), aconteceu na comunidade de Serrote do Urubu, a primeira reunião de 2011 do Programa desenvolvido pela Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina, o Tolerância Zero, Cidadania Dez. Na ocasião, crianças, jovens e adultos participaram do evento que chamou atenção, principalmente, para a importância da união de forças no combate às drogas e à violência em suas múltiplas formas.

A primeira palestra aconteceu durante o segundo dia de aula da Escola Municipal Luis de Souza, onde a palavra foi franqueada para que todos pudessem, também, apresentar suas principais demandas em termos de segurança. “O programa “Tolerância Zero, Cidadania Dez”, desenvolvido em Petrolina desde o ano passado, vem criando junto às comunidades diversas ações no sentido de prevenção à violência. A parceria que firmamos entre as polícias, poder público e comunidade reúne forças suficientes para que possamos atuar com eficácia”, reforçou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel Daniel Ferreira.

Entre as demandas apresentadas pela população surgiu, principalmente, a proposta de reabertura do posto da Polícia Militar, que anotado pelo Capitão Marcos Costa, representante do 5º Batalhão da Polícia Militar, reforçou que todas as providências serão adotadas mediante a necessidade da população e avaliação da corporação. “Precisamos lutar pela segurança e garantir que nossos jovens não se envolvam com drogas. Como educadora, sei das dificuldades que enfrentamos e o quanto necessitamos de ações emergenciais. Agradeço a Prefeitura, através da Secretaria de Segurança, por nos trazer a oportunidade de apresentar nossas necessidades”, acrescentou a vice-diretora da escola, Rosa Maria Pilé.

Também integrando à comitiva, participaram da reunião além do Secretário de Segurança Cidadã e do 5º BPM, os representantes da Defesa Civil, Socorro Neto e Manoel Medrado; lideranças comunitárias; representantes da Federação das Associações do Município de Petrolina (Feamupe) e o vereador Ibamar Fernandes que, parabenizou ao prefeito Julio Lossio sobre pela iniciativa do programa em Petrolina.

Tolerância Zero, Cidadania Dez

Desenvolvido desde junho de 2010, o programa “Tolerância Zero, Cidadania Dez”, foi criado para combater a violência, prevendo o consumo de álcool e drogas. No ano passado, 43 instituições com uma média de participação entre 60 e 120 pessoas receberam o evento que aborda ainda temas sobre cidadania, família, meio ambiente e direitos humanos. As palestras de prevenção sobre drogas e violência nas zonas urbana e rural atendem às solicitações de gestores escolas, líderes comunitários e religiosos, entre outros.

Texto: Juciana Cavalcante/ Fotos: Gilson Pereira

Nenhum comentário: