terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Prefeitura e contemplados decidem futuro do Vila Vitória em Assembléia

Contemplados do Programa Operações Coletivas do Vila Vitória estiveram reunidos, na tarde do último sábado (19), com o Secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Junior e com a equipe de Superintendência de Habitação do Município. A reunião, realizada na Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, foi uma iniciativa da prefeitura para discutir, junto com os beneficiados, as alternativas para a finalização do programa.

 “A reunião foi uma oportunidade criada pelo Prefeito Julio Lossio para decidir coletivamente as alternativas para a finalização das obras do Vila Vitória, que já se arrastam há cinco anos”, argumenta o secretário, salientando o esforço que vem sendo empenhado pelo município para retomar a construção das casas, as maiores e mais caras, dentro dos Programas Habitacionais desenvolvidos pela Prefeitura. O Secretário Geraldo Júnior, também reafirmou o compromisso do prefeito Julio Lossio, dizendo que é a primeira vez que uma gestão convida a comunidade para discutir o programa habitacional, em curso desde o ano de 2006.

Durante o período em que a obra ficou parada, o recurso do FGTS depositado pela Caixa Econômica, na conta de cada contemplado obteve um rendimento de, aproximadamente, R$ 500. Na assembléia, a comunidade aprovou a utilização desse rendimento para a construção das casas. Além disso, também votaram positivamente para a sua participação na obra, com a disponibilização do servente de pedreiro, assinaram um documento que será encaminhando ao governador Eduardo Campos, solicitando o apoio do Estado para concluir o programa e elegeram os moradores que integrarão a comissão de acompanhamento do programa.

Formada por representantes da Superintendência de Habitação e pelas contempladas Maria Rosemeire Gomes dos Santos, Gracilda Marques dos Santos, Cláudia Teixeira da Silva, Cleice Márcia Lima de Araujo e Maria Rizelda Limeira da Costa, a comissão acompanhará de perto o andamento da obra. “Já estamos no terceiro prefeito desde que essa obra começou e só agora alguém se preocupou com a gente. Antes eu não tinha esperança, mas depois dessa assembleia eu acredito que a minha casa vai sair”, afirmou a dona de casa, Maria Rosemeire.

Segundo o Superintendente de Habitação do Município, Edinaldo Lima, a discussão foi positiva por dois motivos: a comunidade aprovou as propostas do prefeito Julio Lossio e a reunião criou precedentes para a promoção de novas assembléias. “Nessa oportunidade percebemos a credibilidade do prefeito Julio Lossio nessa localidade, pois os moradores vêem o empenho do gestor para solucionar a situação. A partir de agora, nós já estamos pensando em repetir esse encontro, inclusive com a participação de outros secretários, para discutir o andamento das construções e tentar solucionar outras necessidades da população”.
 
Programa Operações Coletivas – Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Operações Coletivas se diferencia de outros programas habitacionais porque conta com a força de trabalho dos contemplados na construção das casas. No Vila Vitória, o projeto compreende a edificação de 319 habitações, de 43m², revestidas com cerâmica, das quais 171 já foram entregues aos moradores. As obras foram iniciadas em 2006, mas problemas com orçamento, gestão da construção e invasões prejudicaram o andamento do Programa.

Texto: Eneida Trindade/ Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: