segunda-feira, 4 de julho de 2011

São João da Integração aconteceu no último final de semana

 
Mesmo depois de nove dias de festa no Polo Central do ‘São João do Vale’, a população de Petrolina não cansou de aproveitar os festejos juninos que se estenderão até o final deste mês. Na noite da última sexta-feira (01) foi a vez do bairro José e Maria, na região norte de Petrolina, dar início ao polo “São João da Integração”.

Com 32 anos de existência o bairro José e Maria contou com uma programação bastante diversificada culturalmente, atingindo um público que conferiu e aproveitou a festa que já é uma tradição desde a década de 90. Na noite de abertura, sexta-feira (01), estiveram no palco os repentistas Gonzaga Neto e Valder Lemos, Quarteto de Três e Fogo de Mulher. No total, foram 47 mil pessoas durante os três dias que presenciaram nove bandas e três apresentações culturais no palco do ‘São João da Integração’. 

Para o Diretor de Cultura da Associação de Moradores do Bairro, Wellington Amorim, a polarização dos festejos juninos foi muito positiva para o município. “Todos nós só tivemos a ganhar, porque ganhamos qualidade e mais segurança, as atrações são mais diversificadas. Enfim, a Prefeitura acertou muito em fazer a polarização neste ano”, afirmou. Quem também esteve presente no local foi a equipe da Secretaria Municipal da Mulher de Petrolina, realizando parte do Ciclo Junino da Campanha“Violência contra a mulher é coisa de outra cultura”.

O“São João da Integração” contou com uma estrutura de 10 barraqueiros, 40 ambulantes, comercializando bebidas quentes e comidas típicas. De acordo com o Diretor de Cultura, essa foi uma estratégia para que todos os comerciantes presentes tivessem retorno do que investiram, pois eles também contribuíram com a festa. Já a segurança foi garantida com cerca de 40 policiais, uma ambulância do SAMU e um carro do Corpo de Bombeiros e viaturas da Guarda Municipal. O comerciante Marcondes Rodrigues afirmou que sempre colocou a sua barraca em todos os anos de São João, mas que desta vez foi muito mais proveitoso. “Poder participar de uma festa bem organizada assim é muito melhor e esse ano deu mais público, o que melhorou muito meu rendimento”, declarou.

Para a moradora e doméstica, Natália Patrícia, os festejos juninos do bairro José e Maria sempre foram muito bons e animados mas este ano superou suas expectativas. “Está ainda melhor, porque além das atrações, eu sinto segurança em ficar aqui tanto que trouxe a minha filha, criança ainda”, revelou.

A festa se estendeu até ontem (03). “A polarização está sendo bem aceita porque todos viram que é uma maneira democrática de garantir uma festa de qualidade, mais organizada e, sem dúvidas, com segurança total”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias. 

Texto e Foto: Jaquelyne Costa

Nenhum comentário: