sábado, 16 de julho de 2011

Apostando contra a banca…

Por Gustavo Nogueira “Convidado Y”
Um resumo de coragem, erros, acertos e a certeza de seguir em frente!
Esse texto relata uma parte da minha vida que considero ser talvez o maior desafio que já enfrentei. Depois de 10 anos atuando com tecnologia, tendo passado inclusive por empresas como Accenture, Atos Origin e Petrobras, estava desmotivado com o trabalho, fui demitido e acabei optando, de uma hora para outra, mudar completamente de carreira.

Na época, após quatro anos de mudanças radicais em minha vida pessoal, onde consegui emagrecer 30kg, mudei completamente minha vida e estava fascinado com os esportes. Envolvido com o triathlon, e convivendo muito com empreendedores da área, enxerguei diversas oportunidades para empreender. Desempregado, decidi recomeçar e iniciar uma graduação em educação física. E antes mesmo de começar a estudar, já havia garantido uma oportunidade profissional em um assessoria esportiva no Rio de Janeiro: a Joaquim Ferrari Treinamento Outdoor.

Conhecido treinador do Rio de Janeiro, Joaquim ofereceu uma oportunidade através de uma lista de e-mails fomentada pelos praticantes de triathlon do Rio de Janeiro. Decidido a integrar a área, não pensei duas vezes e mandei e-mail me apresentado ao treinador e pedindo oportunidade para aprender a trabalhar com ele. Considero que o networking e o senso de oportunidade me fizeram iniciar bem essa nova jornada.

Mesmo com o curso de educação física em andamento em paralelo ao trabalho com Joaquim Ferrari, meu tempo não era integralmente ocupado. Por isso, continuei procurando por novos projetos onde pudesse me embrenhar. E mais uma vez meus relacionamentos me ajudaram. Em contato com meu ex-treinador de triathlon, o professor Walter Tuche, consegui a oportunidade de ingressar em um trabalho consultivo na Renato Estrella Bicicletas, empresa diretamente ligada a área esportiva pela qual estava apaixonado e onde eu já era cliente e Walter um dos sócios.

A Renato Estrella Bicicletas é uma loja especializada na venda de bicicletas e equipamentos de alto nível voltados para ciclismo e triathlon. Lá encontrei um novo mundo que me fez novamente sentir motivado como há muito não me sentia. Habituado ao ambiente de pequenas empresas e conhecedor do ramo de varejo, consegui em pouco tempo aprender sobre o novo mercado e implantar novas idéias para tornar a empresa mais profissional.

Com minha experiência no mercado de tecnologia, consegui reformular o site da loja e lançar sua versão online, buscando atender melhor os clientes Brasil a fora e aumentar o faturamento da empresa. Além disso, investi meu tempo para divulgar a marca em redes sociais e inserir a empresa em um novo mundo, tornando-a cada vez mais conectada aos nossos clientes.

Como praticante apaixonado do esporte, consegui uma aproximação ímpar com meus clientes, estabelecendo um relacionamento de extrema confiança, focado sempre em satisfazer o cliente e entregar felicidade e paixão.

O resultado foi a iniciação de um grande processo de reestruturação da Renato Estrella Bicicletas. A empresa mudou seu posicionamento estratégico, visando uma postura mais profissional e ao mesmo tempo focada em ser única na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A equipe de profissionais foi renovada, o layout da loja foi redefinido, métodos e processos de trabalho foram redesenhados e sistemas e ferramentas tecnológicas foram substituídas. Além disso, uma nova postura de relacionamento com fornecedores foi traçada, visando estabelecer parcerias confiáveis e produtivas, de forma a executar negócios de longo prazo, focando, além da qualidade, na disponibilidade permanente de produtos, fornecimento de garantia e manutenção contínua e condições financeiras equilibradas e atraentes para ambos os lados.

Foram quase dois anos de muito trabalho, apostas e sonhos. Juntamente ao Renato, outro sócio da Renato Estrella, chegamos a cogitar a possibilidade de me tornar sócio do empreendimento também. Entretanto, uma série de fatores pessoais impediram que tais sonhos e apostas pudessem ter continuidade.

Devido à minha impulsividade ao decidir dar essa guinada na carreira, me planejei pouco e a falta de planejamento, principalmente financeiro, começou a ser um grande obstáculo. Somado a isso, após 12 anos morando longe, o isolamento no Rio de Janeiro, a distância de casa, da família e dos amigos fizeram com que eu me indagasse constantemente se não era a hora de mudar novamente. Por último, a grande motivação despertada pela Renato Estrella me fez repensar se o trabalho no mundo dos negócios e da tecnologia realmente não me motivava mais ou se apenas precisava encaixar minhas paixões às minhas oportunidades profissionais. Minhas reflexões me fizeram perceber que, se no passado havia me dedicado demais ao lado profissional, agora estava me dedicando muito ao pessoal, deixando minha carreira estacionada. Era preciso, mais uma vez, modificar algo em busca de estabelecer um equilíbrio entre os dois lados.

Depois de muita reflexão, troca de idéias com amigos, familiares e com meu chefe e amigo Renato Estrella, decidi que, infelizmente, não poderia aguardar o resultado final de tudo aquilo que estava implantando na empresa. Era chegada a hora de retornar para casa e continuar minha carreira de forma arrojada, visando equilibrar meu desenvolvimento profissional ao desenvolvimento pessoal.

Foi com muito pesar que tal decisão foi tomada e anunciada. Entretanto, a certeza de que novas portas e oportunidades se abririam e a satisfação pelas amizades e pelo bom trabalho que foram desenvolvidos ao longo desse período, me fizeram acreditar que estava deixando bases sólidas para que a Renato Estrella Bicicletas seguisse firme em busca de seus objetivos enquanto eu iria me dedicar com todo afinco ao meu novo caminho.

Depois de longo tempo longe de casa e muito aprendizado, Belo Horizonte estava a caminho, e as portas se abrindo para um novo começo em minha vida!

Quem é Gustavo Nogueira?

Administrador por formação e profissional de tecnologia da informação por carreira, Gustavo Nogueira é um apaixonado por tudo que diz respeito a gestão de carreiras, negócios e TI. Nascido em 1981 e atuando no mercado desde 1992, acumulou experiência em áreas diversas como varejo, desenvolvimento de software, petróleo & gás, esportes e etc. Pelo lado pessoal, Gustavo é um amante dos esportes, tendo praticado squash, mergulho, paraquedismo e triathlon. Sem essa emoção, sua vida não funciona. Twitter: @lgfnogueira

Nenhum comentário: